Decreto regulamenta parcerias para impulsionar o turismo em Florianópolis

Atualizado em 31 março, 2017

Documento foi assinado em solenidade realizada na Fecomércio SC

A Fecomércio SC recebeu no dia 30, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o presidente da EMBRATUR, Vinicius Lummertz e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro para assinatura do decreto que regulamenta o Programa de Parcerias Público-Privadas na Capital.

> Galeria de Fotos

O evento foi prestigiado pelo senador Dário Berger, os deputados federais Jorginho Mello, Edinho Bez e Mauro Mariani, colegiado do executivo municipal, vereadores, empresários e representantes de entidades do trade turístico catarinense.

O anfitrião do encontro, presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, afirmou que o ato possibilita novas oportunidades de investimentos para a iniciativa privada nas obras de infraestrutura, tão necessárias em um dos destinos escolhidos por turistas de outros estados e países.

“Espero que finalmente possamos investir na náutica, equipando nossa capital com marinas, trapiches, aquecendo assim toda a cadeia de comércio e serviços. Podemos também avançar este modelo jurídico nas demais áreas de interesse público, como a cultura, por exemplo, investindo em novos e modernos equipamentos”, pontua Breithaupt. O empresário ainda ressaltou que a normatização das PPP’s serve de estímulo também para que a Assembleia Legislativa dê continuidade à tramitação do projeto do Governo do Estado que regulamenta as PPPs.

“A cada ano que passa sem a regulamentação das PPPs, o Estado perde a oportunidade de investimentos, ficando para trás na corrida pela competitividade, produtividade e o desenvolvimento. Os empresários esperam que a matéria seja apreciada em breve pelo plenário da ALESC, uma vez que já findaram-se todos os prazos regimentais", alertou o presidente do Sistema Fecomércio SC SESC|SENAC.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro destacou em sua fala que a nova medida vai oportunizar o investimento em projetos para a cidade sem gerar ônus à administração municipal. A regulamentação contribuíra para trazer novos investidores, com segurança institucional na hora investir na Capital.

“O programa tem um diferencial no que diz respeito ao empresário, ele pode propor projetos à prefeitura. Com a participação da iniciativa privada, somamos esforços e trazemos ideias para nossa cidade”, pontua Loureiro.

A parceria com a classe empresarial motivou a fala do ministro do Turismo, Marx Beltrão, que ressaltou o papel fundamental dos empresários no desenvolvimento econômico, através da geração de emprego e renda. Beltrão também defendeu o benefício das PPP’s para otimizar ganhos e aproveitar o potencial das Marinas. "Navios e cruzeiros não aportam devido a falta de uma estrutura adequada. A implantação de equipamentos como esse possibilita fomento para o Estado através do turismo”, defendeu.

Restruturação da Embratur

O presidente da Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo – Vinicius Lummertz defendeu mudanças na atuação da instituição focadas em um novo modelo de desenvolvimento econômico, com base estratégica no turismo, transformando em Agência, capaz de investir na atração e qualificação do turista que vem ao Brasil.

Lummertz explicou que a Agência trará um novo dinamismo à Embratur, sendo responsável pela divulgação do Brasil no exterior e capacitação de investimentos, buscando fomentar a relação de aprendizado nas atividades turísticas de outros países, “uma agência atuando de acordo com os tempos que estamos vivendo, integrando o Brasil com o mundo, através da promoção radical dos negócios”, pontua.

A Fecomércio SC, através de sua Câmara Empresarial de Turismo, defende mudanças estruturais transformando o  turismo como vetor de economia criativa e propulsor do desenvolvimento econômico e social. A entidade entende que turismo precisa de inteligência estratégica e planejamento coordenado para execução das ações.

"É fundamental que o setor faça parte da pauta política, para que possamos mudar a realidade atual a despeito da insegurança jurídica que afugenta investidores, penaliza o empresário e promove uma verdadeira atrofia no potencial de desenvolvimento do setor no Brasil, em especial em Santa Catarina. Transformar a Embratur em Agência é um passo importante nesse sentido", ressalta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Leia mais:

Balanço da temporada 2017 aponta mudança no perfil do turista em Santa Catarina

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior