ECONOMIA

Volume de vendas no varejo de SC cresce pelo 4º mês consecutivo

Atualizado em 28 junho, 2018

Segmento de hipermercados e supermercados tiveram variação de 27,7% em fevereiro, aponta IBGE

A tão esperada retomada da economia já apresenta sinais mais consistentes no comércio em Santa Catarina. Pelo quarto mês consecutivo, o varejo catarinense tem variação positiva no volume de vendas. Em fevereiro, o crescimento foi de 10,6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o maior para o período desde 2012, conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (12). Em termos de receita nominal, a alta foi de 13,7%.

Varejo de SC registra terceira alta consecutiva no volume de vendas

No acumulado de 12 meses, o volume de vendas do comércio varejista restrito (sem atividades de material de construção e veículos) teve queda de 2,1%, ainda assim melhor do que o mês passado (-3,4%). De março de 2016 a fevereiro de 2017, o faturamento avançou 7,1%,  também acima do resultado de janeiro (6,5%).

A maior alta foi no segmento de hipermercados e supermercados (27,7%), seguido pelos equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (9,8%). Já o setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos apresentaram queda (-13,2%).

Varejo de SC mostra início de recuperação após fechar mais de 5.4 mil lojas em 2016

Conforme o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova, o desempenho do mês de fevereiro reforça a tendência de recuperação do comércio. “Fatores como a queda da inflação e a retomada do crédito, ainda que reduzida, provocam esta melhora. O cenário continua difícil e de queda se avaliado numa perspectiva ampliada. Porém, o ano de 2017 deve ser de crescimento das vendas, acompanhando o quadro de recuperação geral da economia, a partir de uma trajetória mais equilibrada do endividamento público e da melhora do ambiente de negócios”, explica.

O volume de vendas no varejo brasileiro encolheu (3,2%) em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, somando a 22ª taxa negativa seguida nessa base comparativa. A receita foi positiva em 0,4%. No acumulado de 12 meses, o país fechou com queda de 5,4% e a receita nominal variou positivamente em 4,2%, resultado considerado baixo.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior