ECONOMIA

Fecomércio SC prestigia players supermercadistas na Exposuper 2017

Atualizado em 13 junho, 2018

Setor puxa recuperação do comércio em Santa Catarina

De terça a quinta-feira (22) cerca de 200 empresas do setor supermercadista, metade delas catarinenses, estão reunidas na 30ª Edição da EXPOSUPER – Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e a Convenção Catarinense de Supermercadistas, em Joinville. O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, e a diretoria da entidade prestigiaram a abertura do evento, ao lado de autoridades, empresários e lideranças do setor, na noite de segunda-feira (19).

O setor é um dos responsáveis pelos resultados positivos do comércio varejista em Santa Catarina neste ano, posicionando o estado na liderança nacional. Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentaram alta expressiva de 43,8% em abril.

Segundo o presidente da Federação, a desinflação dos alimentos e o início da retomada do poder de compra dos catarinenses impulsionou novamente as vendas. “Este setor é um termômetro do mercado. As famílias passam a consumir menos quando estão com o orçamento apertado ou endividadas. O crescimento mostra a volta da confiança e sinaliza para a estabilidade da nossa economia. Disponibilizar informações atualizadas e inovação é essencial para qualificar e manter o mercado competitivo em SC”, afirma Breithaupt.

Quatro iniciativas reforçam a presença do sistema Fecomércio SC no evento: doação de alimentos através do Projeto Mesa Brasil, ação de inclusão social com idosos, ambos com o Sesc SC, e a Carreta Escola de Panificação e Açougue, que está realizando cursos de aperfeiçoamento para supermercadistas, em parceria com o Senac SC, além de estande na feira.

Organizada e promovida pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), a feira é considerada um dos maiores eventos em geração de negócios no estado e reuniu cerca de 35 mil visitantes e 238 expositores na edição passada. O evento movimenta a rede hoteleira, restaurantes, bares e serviços de transporte na semana do evento, além de estimular a criação de postos de trabalho temporários na região, gerando emprego e renda para cerca de 2 mil pessoas.