Fecomércio
Início Intranet

Twitter Facebook Youtube Flickr



 
 
-A +A
notícias sescsenac
noticias
13/09/2017 : FECOMÉRCIO
Turismo traz fôlego para setor de serviços em SC, mas receita ainda está no vermelho no acumulado do ano

A receita nominal dos serviços em Santa Catarina subiu 2,7% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (12), pelo IBGE. No acumulado de 12 meses, a variação ainda está negativa em 2,6%. No Brasil, o faturamento registrou alta de 1,9%, em relação a julho de 2016, e de 0,7% no acumulado de 12 meses.

Nas atividades turísticas a alta foi de 18,2% em Santa Catarina na comparação com julho de 2016. No resultado acumulado em 12 meses, a variação também está positiva em 9,5%, acima da média nacional de 2,4%.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, com a redução na inflação, recuperação da renda das famílias e início de uma retomada do crédito, a tendência é de tímida melhora na economia e no desempenho dos serviços no decorrer de 2017 e 2018. “Não será uma forte recuperação, pois o cenário ainda é de bastante cautela por parte da indústria e de crise fiscal nas esferas governamentais- dois dos principais demandantes dos serviços”, pondera.

Apesar da leve recuperação em julho, o setor de serviços segue prejudicado pela baixa atividade industrial e da demanda do governo, na perspectiva de 12 meses. “O segmento de informação e comunicação caiu 10,6% em termos de receita na comparação com o mesmo mês do ano passado e é o principal ponto negativo no mês, seguido pelos serviços profissionais, administrativos e complementares, com queda de 3,4%. A boa notícia é que já demonstram estabilidade em seu nível de queda”, explica o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova.

Todos os demais segmentos apresentaram alta na receita, com destaque para os serviços prestados às famílias, que cresceu 21,1% por conta da queda na inflação e a leve recuperação do emprego, e dos transportes (12,2%). 




 entrevista case acontece profissional especial social














Rua Felipe Schmidt 785 - 5º andar - Centro
Florianópolis - SC - Cep 88010-002
Pabx: 48 3229 1000 e Fax: 48 3229 1004
email: fecomercio@fecomercio-sc.com.br
links úteis senac sesc senac outros links