Turismo traz fôlego para setor de serviços em SC, mas receita ainda está no vermelho no acumulado do ano

Atualizado em 26 fevereiro, 2018

A receita nominal dos serviços em Santa Catarina subiu 2,7% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (12), pelo IBGE. No acumulado de 12 meses, a variação ainda está negativa em 2,6%. No Brasil, o faturamento registrou alta de 1,9%, em relação a julho de 2016, e de 0,7% no acumulado de 12 meses.

Nas atividades turísticas a alta foi de 18,2% em Santa Catarina na comparação com julho de 2016. No resultado acumulado em 12 meses, a variação também está positiva em 9,5%, acima da média nacional de 2,4%.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, com a redução na inflação, recuperação da renda das famílias e início de uma retomada do crédito, a tendência é de tímida melhora na economia e no desempenho dos serviços no decorrer de 2017 e 2018. “Não será uma forte recuperação, pois o cenário ainda é de bastante cautela por parte da indústria e de crise fiscal nas esferas governamentais- dois dos principais demandantes dos serviços”, pondera.

Apesar da leve recuperação em julho, o setor de serviços segue prejudicado pela baixa atividade industrial e da demanda do governo, na perspectiva de 12 meses. “O segmento de informação e comunicação caiu 10,6% em termos de receita na comparação com o mesmo mês do ano passado e é o principal ponto negativo no mês, seguido pelos serviços profissionais, administrativos e complementares, com queda de 3,4%. A boa notícia é que já demonstram estabilidade em seu nível de queda”, explica o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova.

Todos os demais segmentos apresentaram alta na receita, com destaque para os serviços prestados às famílias, que cresceu 21,1% por conta da queda na inflação e a leve recuperação do emprego, e dos transportes (12,2%). 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior