Setembro tem menor inflação no acumulado do ano desde 1998

Atualizado em 28 junho, 2018

A inflação brasileira interrompeu a trajetória de queda em setembro, no acumulado de 12 meses, mas ainda foi o menor índice para no acumulado do ano desde 1998 (1,42%).  O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 2,54%, resultado superior aos 2,46% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na passagem do mês, o índice caiu de 0,19% para 0,16% e acumula 1,78% no ano, bem abaixo dos 5,51% registrados no mesmo período em 2016.

Os efeitos acumulados da desinflação a partir da metade do ano passado, essencialmente por causa da queda na demanda do consumidor, saíram da conta do atual índice. Os alimentos continuam com os preços em desaceleração, o que traz mais poder de compra ao consumidor e auxilia no processo de recuperação do comércio, que já vem sendo observado desde o início do ano.

De acordo com o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova, a inflação deve se estabilizar abaixo da meta de 4,5% até o fim deste ano: “É possível, inclusive, fechar abaixo de 3,0%, o piso da meta, o que forçará o Banco Central a justificar em carta o não cumprimento da meta da inflação. Seria um fato inédito para a economia brasileira, acostumada com altos índices inflacionários”. Segundo ele, a inflação baixa traz um aspecto positivo: a queda na taxa básica de juros, que permite uma maior expansão do crédito, outro elemento que ajuda a estimular o consumo nestes períodos de economia estagnada.

Em setembro, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, somente Alimentação e Bebidas (-0,41%) e Habitação (-0,12%) apresentaram resultado negativo. Nos demais, destaca-se o grupo Transportes, com variação de 0,79%. No grupo Habitação (-0,12%), a queda ficou na conta da energia elétrica, em média 2,48% mais barata, em razão, principalmente, da entrada em vigor da bandeira tarifária amarela a partir de 1º de setembro, representando uma cobrança adicional de R$ 0,02 a cada Kwh consumido. Em agosto, a bandeira tarifária vigente era a vermelha, incidindo um adicional de R$ 0,03 a cada Kwh consumido.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou variação de -0,02% em setembro- a menor variação para o mês desde 1998 (-0,31%). No ano, o acumulado foi de 1,24%, bem abaixo dos 6,18% registrados em igual período do ano passado. Considerando-se os últimos doze meses, o índice caiu para 1,63%, também abaixo do 1,73% registrado nos 12 meses imediatamente anteriores. As variações acumuladas no ano e em 12 meses são as menores para um mês de setembro desde a implantação do Plano Real.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior