ECONOMIA

Comércio catarinense registra em setembro 11ª alta no volume de vendas

Atualizado em 09 fevereiro, 2018

O comércio varejista catarinense apresentou variação positiva de 15,1% no volume de vendas em setembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio realizada pelo IBGE. Esta foi a 11ª variação positiva do setor.

Em comparação com agosto houve queda de 0,2%. Em termos de receita nominal, na comparação com setembro de 2016, a variação foi positiva em 12,1%. Já no acumulado de 12 meses, o volume de vendas do comércio varejista restrito (sem atividades de material de construção e veículos) teve variação de 9,7%, acima dos 8,5% do mês passado- a taxa mais alta desde dezembro de 2007 e o melhor resultado entre os estados brasileiros. Quanto à receita nominal, a variação de outubro de 2016 a setembro de 2017 foi de 11,7%, levemente acima do resultado de 11,6% do mês anterior.

A recuperação do mercado de trabalho e a queda gradual dos juros possibilitam essa retomada mais consistente, conforme explica o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova. “Nos primeiros nove meses do ano Santa Catarina obteve crescimento de 13,7% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Ponto positivo também é que a recuperação começa a dar sinais de estar se generalizando para todos os segmentos, visto que apenas móveis, vestuário e livros continuam apresentando resultados negativos no acumulado de 12 meses. Até julho a recuperação estava muito concentrada no segmento de supermercados, com a desinflação dos alimentos, e equipamentos e materiais de escritório, que representa uma retomada dos investimentos na economia catarinense”, pontua.

Entre os segmentos, a maior alta foi novamente no segmento de hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (24,8%), seguido por outros artigos de uso pessoal doméstico (13,8%) e eletrodomésticos (12%). Por outro lado, houve forte queda no segmento de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-7,2%) na comparação com setembro de 2016.

No Brasil, o comércio varejista restrito registrou alta de 6,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Esta foi a sexta variação positiva consecutiva após vinte e três taxas negativas seguida nessa base comparativa. Nesta mesma comparação, a variação da receita foi positiva em 4,5%. No acumulado de 12 meses, o resultado do volume de vendas fechou com queda de 0,6% e a receita nominal atingiu 2,2%.

Leia também

ECONOMIA 06 maio, 2024

Relatório aponta que o setor de serviços lidera a geração de empregos em Santa Catarina no mês em março

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Maio 2024

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Abril de 2024

INSTITUCIONAL 03 maio, 2024

Fecomércio SC participa do Fórum Parlamentar Catarinense sobre infraestrutura e segurança