MERCADO

2º Mobisul debate soluções para a mobilidade

Atualizado em 21 agosto, 2018

Por que as cidades param? A pergunta desafiadora permeia a série de debates da 2ª edição do Mobisul –  Fórum Sul Brasileiro de Mobilidade e Sustentabilidade, que reúne nesta quinta (23) e sexta-feira (24) empresas privadas, órgãos governamentais, startups, estudantes, ativistas e entidade no auditório da Fecomércio SC, em Florianópolis.

O objetivo do Fórum é mobilizar diferentes públicos e especialistas para discutir propostas, soluções e tecnologias para enfrentar os desafios nos centros urbanos e construir cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento

Um das novidades desta edição será a exposição e test drive de veículos elétricos assinados pelas empresas catarinenses Ampera Racing, formada por estudantes do Centro Tecnológico da UFSC, e a Mobilis Veículos Elétricos, que idealizou o Li, primeiro carro elétrico produzido no Estado.

“A mobilidade está ligada à qualidade de vida e nosso objetivo é contribuir com ideias práticas e factíveis que melhorem as cidades e, em consequência, a vida das pessoas. Florianópolis, por exemplo, foi classificada pelo aplicativo Waze como a pior cidade para se dirigir. Como podemos mudar isso? Certamente a tecnologia é nossa grande aliada e será analisada em diversos momentos do Mobisul”, explicou André Ostermann, presidente do Sindepark-SC, sindicato filiado a Fecomércio SC.

Programação

Na abertura do 2º Mobisul, a partir das 19h, haverá uma mesa redonda com a participação do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. Na sequência, o debate será sobre "Inovação – Mobilidade, tecnologia e o impacto na sociedade”, com Letícia Saur, da S-Technik e Mahatma Marostica, da Mobilis Veículos Elétricos. 

Na sexta-feira, a discussão sobre “Plataformas digitais na mobilidade urbana” reúne Ricardo S. Pereira, da Capta Consultoria & Investimentos, Bruno Souza, vereador de Florianópolis, e André Ostermann, presidente Sindepark-SC, às 9h. A presidente da Câmara Empresarial de Tecnologia e Inovação da Fecomércio SC, Jamile Sabatini Marques, apresentará sobre “Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis”, às 11h, seguido por Gustavo Nolla, da Ampera Racing – UFSC F-SAE Elétrico, que abordará "O futuro dos veículos conectados e autônomos”.

Durante à tarde, Pedro Cezar Vinholi, do Sindepark-PR, Sérgio Morad, da Abrapark e Nelson Füchter Filho, da Citroen, falam sobre "O Futuro dos estacionamentos e das concessionarias”. Para encerrar a programação, André Ricardo da Nova Telles, da iCities – Smart Cities Solutions, fala sobre cidades Inteligentes, com apresentação de cases internacionais e oportunidades de implantações no Brasil.

O evento é realizado pelo Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Garagens, Estacionamentos, Limpeza e Conservação de Veículos do Estado de Santa Catarina (Sindepark-SC) com apoio da Fecomércio SC e Ampe Metropolitana.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior