Reforma trabalhista

Como fica o horário de trabalho durante os jogos da Copa do Mundo?

Atualizado em 02 julho, 2018

A cada quatro anos a atenção do brasileiro se volta à Copa do Mundo de Futebol. O campeonato, que acontece ao longo de 30 dias, coincide com o horário de trabalho, e aí, dividir a atenção com o expediente, fica muito complicado.

E como faz?

A Copa do Mundo de 2018 é realizada na Rússia, sendo que a abertura foi no dia 14 de junho (quinta – feira), e o encerramento será no dia 15 de julho (domingo). A seleção brasileira já jogou três partidas da 1ª fase. Hoje, dia 2, joga pelas oitavas de final, contra a equipe do México, às 11h.

De acordo com a Divisão Jurídica da Fecomércio SC, como nenhum desses dias é feriado nacional, o que vale é o jogo de cintura da empresa para administrar o equilíbrio entre trabalho e jogos da seleção, isso tudo com base no poder diretivo que ela possui.

Assim, é possível tomar diversas medidas, permitindo ou não que se assista às partidas. Dentre tais medidas estão as proibitivas, como por exemplo, a restrição de acesso a determinados sites ou continuação da jornada de trabalho normal sem acesso à informações. Já com o objetivo de permitir, é possível que as empresas disponibilizem TV no local de trabalho para acompanhamento dos jogos, realizem compensação de horas ou concedam folga durante o horário dos jogos.

Entretanto, muitas empresas priorizam o bom relacionamento com os seus empregados, buscando, dentro das possibilidades, oportunizar para aqueles que tiverem interesse uma maneira de acompanhar os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

De qualquer forma, com as alterações promovidas pela Reforma Trabalhista, é importante ressaltar que é plenamente possível a negociação direta entre empregado e empregador do horário de trabalho durante a Copa do Mundo, observando sempre a Convenção Coletiva de Trabalho ou Acordo Coletivo de Trabalho da categoria.