Economia

Posso descontar do empregado o dia que faltou em razão da paralisação dos caminhoneiros?

Atualizado em 14 junho, 2018

A legislação trabalhista prevê no art. 473 em quais casos o empregado pode faltar sem que isso prejudique o recebimento de salário, são as chamadas “faltas justificadas”. São casos como o falecimento de cônjuge, o casamento do empregado e o nascimento de filho etc. Todavia, nos últimos dias, o Brasil vem enfrentando uma situação atípica na disponibilidade do transporte público e no fornecimento de combustível, fazendo com que muitos funcionários não consigam chegar no horário ou até mesmo se deslocar até o serviço.

Como proceder nesses casos?

Como não existe previsão específica na lei, o ideal é usar o bom senso. Se um trabalhador se utiliza do transporte público para se deslocar até o trabalho e no dia não há disponibilização, evidente que não se deve proceder ao desconto do respectivo dia de trabalho, nem aplicar advertência ou suspensão. O mesmo vale para o caso de atraso. A empresa, sabendo que não há transporte público em horários usuais, deve tolerar o atraso para chegada ao serviço.

Mas é importante ressaltar que o bom senso vale pros dois lados. Caso um empregado se desloque a pé para o serviço, utilize de aplicativos de carros ou  veículo próprio  – desde que tenha combustível –  evidente que não pode se utilizar da desculpa de ausência de serviço de transporte público para se ausentar ao trabalho.

No caso do empregado não ter a sua disposição o transporte público ou veículo próprio, a empresa pode se propor a pagar o deslocamento através de aplicativo de transporte ou, caso o empregado já use normalmente o serviço, pode se propor a cobrir a diferença, uma vez que esses aplicativos estão mais caros que o de costume nos últimos dias.

Desse modo, só não deverá haver desconto do dia de serviço nos casos em que o empregado está por razões de força maior impossibilitado de comparecer ao trabalho.

Leia também

Uncategorized 18 março, 2024

Hélio Dagnoni recebe presidente do Inmetro SC

Compliance 02 maio, 2022

Boletim Compliance- Edição 22- Abril/2022

Compliance 06 abril, 2022

Boletim Compliance- Edição 21- Março/2022

Compliance 10 março, 2022

Boletim Compliance- Edição 20- Fevereiro/2022