12 dezembro, 2017

Reforma da Previdência: inevitável e necessária

A Reforma da Previdência torna-se cada vez mais premente: as mudanças nas regras da aposentadoria são elementos-chave para equalizar o déficit fiscal, garantir a redução dos juros e, por consequência, a retomada da economia brasileira. O texto enxuto da proposta deve ir à votação ainda em 2017 e mudar os rumos do país nas próximas décadas.

11 dezembro, 2017

Inteligência de mercado como ferramenta de gestão

Toda crise abre espaço para criarmos oportunidades, e é nesse momento que vivenciamos uma tímida retomada da confiança do consumidor catarinense, que nós empresários, devemos voltar nosso olhar para a gestão, fazendo uso de ferramentas que auxiliam na tomada de decisão.

13 novembro, 2017

Nova legislação a favor da produtividade brasileira

O dia 11 de novembro de 2017 marca o início das novas relações de trabalho no Brasil com a entrada em vigor da Lei nº 13.467/2017, mais conhecida como a Reforma Trabalhista. A nova legislação inaugura uma nova etapa no sindicalismo brasileiro, no qual se exigirá mais responsabilidade por parte dos representantes, que deverão estar cada vez mais próximos de seus representados. Além disso, a lei que passa a vigorar representa a busca por uma nova dinâmica econômica, focada em importantes aumentos da produtividade e de eficiência, estagnadas nas últimas décadas.

05 novembro, 2017

A recuperação econômica necessária

Após dois anos seguidos de retração, com recuo da economia brasileira de 3,8% em 2015 e 3,6% em 2016, a expectativa para este ano gira em torno de apenas 0,6% - insuficiente para recuperar tudo o que perdemos nos últimos anos. Adicionalmente, dois anos seguidos de queda no PIB é algo praticamente inédito no país, visto pela última vez nos longínquos anos de 1930 e 1931, quando a economia brasileira passou por uma queda de 2,1% e 3,3% no PIB.

19 outubro, 2017

Desafios e oportunidades das PMEs

Todo ano, milhares de brasileiros movidos pelo espírito empreendedor resolvem abrir um pequeno negócio. Pilares que sustentam a economia de todo o país, as MPEs são elementos dinamizadores do mercado interno. Em Santa Catarina- estado reconhecido nacionalmente por seu empreendedorismo- correspondem a 98,2% das empresas do setor de comércio e serviços e geram 50,3% dos empregos.

21 setembro, 2017

Adiar Reforma da Previdência significa empurrar Brasil para insolvência

Desde o início da crise brasileira, o Brasil passa anualmente por revisões de suas metas fiscais, mas os ajustes das contas públicas não vêm gerando o resultado esperado. Apesar de alguns avanços como a aprovação da Emenda Constitucional que limita os gastos à variação da inflação, medidas de redução de gastos com efeito de curto prazo, a exemplo do enxugamento da máquina pública brasileira, não estão sendo tomadas.

05 maio, 2017

A Decisão do STF e o País

A decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de soltar o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, surpreendeu o país nos últimos dias. Por dois votos a três, a Segunda Turma acolheu o pedido de liberdade apresentado pela defesa de Dirceu para revogar a ordem de prisão decretada pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal. Condenado duas vezes, o petista estava cumprindo pena em Curitiba desde agosto de 2015.

05 maio, 2017

Corporativismo: Obstáculo para mudanças

O relatório aprovado na Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara alterou em diversos pontos o projeto original da Reforma, de autoria do Governo Federal. O texto diferenciou as idades mínimas de aposentadorias para homem e mulher, 65 e 62 anos respectivamente, diminuiu o tempo de contribuição para receber o benefício integral, escalonou as regras de transição entre o atual modelo e o regime proposto, reduziu os anos de contribuição e idade mínima para professores e policiais, entre outras alterações.

13 março, 2017

Por uma modernização na legislação trabalhista

O Brasil clama por mudanças significativas em sua política, mudanças que possam criar condições para equilibramos o déficit fiscal e aperfeiçoamos o ambiente de negócios. Entre os pontos mais sensíveis enfrentados pelos empresários no país, está a obsoleta legislação trabalhista que atualmente não conversa com a realidade econômica e social brasileira.

20 janeiro, 2017

O desafio do equilíbrio fiscal nas prefeituras catarinenses

No primeiro dia de 2017, os prefeitos eleitos tomaram posse e muitos já foram apresentados à situação calamitosa de algumas prefeituras catarinenses. Em Florianópolis, segundo o prefeito, o déficit nos cofres públicos chega a de R$ 240 milhões, e se nada for feito, a previsão que em setembro de 2017 faltará dinheiro na prefeitura.