A importância do turismo de negócios para o comércio

Atualizado em 14 novembro, 2012

Depois de quase 15 dias desbravando a economia de quatro importantes cidades do Oriente, os empresários catarinenses que integraram a Missão Empresarial da Fecomércio-SC à China, com passagem pela Turquia, reconhecem: o turismo de negócios só tem a acrescentar a quem busca renovação e, também, visão para projetar sua empresa no território internacional.

A comitiva retornou ao Brasil no domingo, com vários acordos comerciais acertados junto a entidades, associações e conselhos na China e da Turquia, além das garantias recebidas da maior instituição bancária do planeta, o HSBC, para os negócios dos catarinenses no Exterior, assim como o de chineses e turcos em Santa Catarina.

A viagem, que teve o objetivo principal de fechar parcerias e ampliar a abertura de mercado, revelou-se uma oportunidade para que os empresários catarinenses conhecessem a história e a cultura de chineses e turcos, estratégia para entender o mercado e os hábitos de consumo das duas nações.

O empresário Samir Ibrahim, da AVS Turismo, recordou que o roteiro incluiu importantes encontros, como o que ocorreu com o gerente do banco HSBC e que garantiu operação financeira de importação e exportação entre os dois países. “Vale destacar, ainda, que foram iniciadas as tratativas para acordo bilateral junto à Câmara Geral do Comércio da China, entidade com mais de 80 mil associados”.

O presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais da Grande Florianópolis, João Pedro da Silva Rosa, avaliou a missão como ferramenta para diversificar as operações comerciais. “O investimento valeu muito por vários motivos. Um deles, é que conheci diferentes culturas e transmitirei isto aos nossos representados. A segunda grande vantagem é que aprendemos a visualizar um mundo de possibilidades em novos negócios”.

Para a empresária da área de turismo, Mariléia Martins, a participação na Missão Fecomércio-SC à China abriu novos horizontes para a exploração turística em Santa Catarina. “Sem dúvida, conhecer estas cidades nos estimulou a ter ideias e projetos para o turismo catarinense. Entender como Istambul se prepara para receber 20 milhões de turistas por ano e Hong Kong, 30 milhões, é um aprendizado para ser revertido em ações no Estado”.

Os 20 integrantes da comitiva chegaram em Florianópolis no domingo à noite. No período, tiveram compromissos em Istambul, Pequim, Guangzhou e Hong Kong. Em 2013, a Fecomércio-SC preparará nova missão.