Alimentos e transportes puxam leve alta da inflação em janeiro

Atualizado em 10 fevereiro, 2012

Medidos mensalmente pelo IBGE o Índice de Preços ao Consumidor Amplo e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor acabam de ser divulgados. Os números são referentes a janeiro e apresentaram crescimento. O IPCA variou 0,56%, na comparação mensal. Se comparada ao índice de janeiro de 2011 (0,83%), a inflação deste ano foi menor. O crescimento do índice foi decorrente da alimentação e dos transportes, que tiveram alta de 0,86% e 0,69% respectivamente.

Ainda assim, no acumulado dos últimos doze meses o IPCA variou 6,22%, demonstrando que houve desaceleração em relação aos últimos doze meses contabilizados em dezembro (6,5%).

Já o INPC variou 0,51% em janeiro, valor menor que o registrado em janeiro do ano passado (0,94%). Nos últimos doze meses houve variação de 5,63%, também menor que o acumulado medido de dezembro (6,08%).

Na análise da Fecomércio, a inflação brasileira vem se aproximando do centro da meta do Banco Central (4,5%) desde o final de 2011 e continua caindo. O acumulado dos últimos doze meses em janeiro (6,22%) já está dentro do teto da meta de inflação (6,5%), o que está diretamente ligado à queda dos preços internacionais em virtude da crise mundial.

Na avaliação da Fecomércio, a tendência de queda da inflação abre espaço para novos cortes na taxa de juros da economia brasileira. Ao que tudo indica o país poderá alcançar este ano os menores patamares de juros da história. Novos cortes são indispensáveis para garantir dinamismo ao investimento de empresas no país, gerar crescimento, empregos e renda.

No mês de janeiro, os índices de inflação foram os primeiros a serem calculados com base na mudança de ponderação do IBGE, que passa a levar em consideração os valores de despesa obtidos na Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2008-2009. Realizada a cada cinco anos, a POF permite atualizar os pesos dos produtos e serviços nos orçamentos das famílias. Até então o IBGE utilizava o levantamento do período 2002-2003.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior