ECONOMIA

Black Friday puxa vendas no varejo catarinense em novembro

Atualizado em 15 janeiro, 2019

As promoções de Black Friday impactaram no volume de vendas do comércio catarinense em novembro. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada hoje pelo IBGE, o varejista restrito (que não leva em consideração a venda de veículos, autopeças e material de construção) registrou alta de 8,6% nas vendas e de 13,9% na receita, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em relação a outubro, o crescimento foi de 1,6% para ambos indicadores.

No acumulado em 12 meses- que aponta a tendência do setor- cresceu 8,5% e 11,6%, respectivamente. O comércio varejista ampliado, que incluiu material de construção e veículos,  avançou 10,9% e 13,2%.

Os melhores resultados foram nos segmentos de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (24,1,%); móveis (22,4%) e eletrodomésticos (16,1%). Por outro lado, apresentam os piores desempenho o setor de livros, jornais, revistas e papelaria (-11,1%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,0%) e materiais de construção (3,7%), na comparação com o novembro de 2017.

“A expectativa é que o comércio catarinense mantenha este ritmo rumo à estabilidade do setor em 2019, porém, a magnitude do crescimento dependerá das políticas econômicas adotadas, principalmente aquelas focadas na redução do juros e recuperação do mercado interno, como a criação de emprego e renda”, analisa o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

O varejo brasileiro registrou crescimento de 4,4% nas vendas e de 8,4% na receita, em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de 12 meses, fechou com alta 2,6% e 4,8%.

Leia mais:  Pesquisa aponta consumidor otimista e empresário moderado para 2019 em SC