Cai o índice de confiança do empresário catarinense

Atualizado em 30 janeiro, 2014

O índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) catarinense de janeiro apresentou queda de -4,4% na comparação com dezembro de 2013, ficando na casa dos 126,9 pontos. O índice segue expressando otimismo dos empresários, principalmente em relação às expectativas de que a economia cresça no médio prazo.

A pesquisa aponta ainda que a percepção das condições atuais do empresário do comércio (ICAEC) também apresentou baixa na comparação com janeiro e dezembro de 2013. Na comparação anual, a queda foi de 3,8% e na mensal 4,9%. O índice, com a queda, ficou em 101,4 pontos, apenas um pouco acima da barreira dos 100 pontos, denotando um otimismo muito reduzido e frágil dos empresários do setor.

Dentre os subíndices que compõem o ICAEC, o de condições atuais da economia (CAE) apresentou a variação negativa mais relevante. A queda foi de 11,8%, passando de 93,1 pontos em janeiro de 2013 para 82,1 pontos em janeiro de 2014. Na comparação mensal, também houve queda (10,9%), explicada pelo recrudescimento da inflação no último mês.

Confira mais dados dos outros subíndices na pesquisa aqui.

Índice de expectativa e investimento caem

O índice de expectativa do empresário do comércio (IEEC), que vem segurando o ICEC em uma situação de otimismo, caiu 5,9% na comparação mensal. Dos 163,5 pontos em dezembro de 2013, o índice foi para 153,8 pontos – o que indica que a confiança do empresário do comércio nas possibilidades de vendas futura, mas com cautela nessa projeção.

Também apresentou queda mensal (- 2,1%) o índice de investimento do empresário do comércio (IIEC), saindo do patamar de 128,3 pontos em dezembro de 2013 para o de 125,6 pontos em janeiro de 2014. Na comparação anual houve alta: 2,6%. O resultado indica que os empresários catarinenses, em função de sua expectativa de recuperação da economia, mantêm uma percepção positiva em relação aos investimentos no setor, mesmo que as pressões inflacionárias e a deterioração fiscal acendem um sinal de alerta.

Para Federação do Comércio de Bens e Serviços de Santa Catarina (Fecomércio SC), mesmo que ainda seja um momento de otimismo, o momento atual da economia é de cautela para os empresários do comércio catarinense. A confiança de que as vendas tendem a se recuperar durante o ano fundamenta esta percepção, entretanto, o atual momento, de inflação elevada, desvalorização do Real, desaceleração das vendas e aumento dos juros prejudica a confiança.

Como 2014 deve se configurar como uma repetição de 2013 – ano que teve menor crescimento econômico e pior desempenho das variáveis econômicas sem, no entanto, a ocorrência de sobressaltos significativos –, a confiança do empresário provavelmente ficará estável durante o ano, ainda otimista, porém não suficiente para uma retomada vigorosa dos investimentos. 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior