INSTITUCIONAL

CNC e Federações entregam propostas do comércio, serviços e turismo ao Governo Federal e Congresso Nacional

Atualizado em 13 março, 2023

O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, e representantes de todas as Federações do país entregam a Agenda Institucional do Sistema Comércio – Setorial e Estadual, para o Governo Federal e Congresso Nacional, nesta terça-feira, às 19h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, estará à frente da comitiva de Santa Catarina.

A cerimônia contará com a presença de lideranças do Sistema, senadores e deputados federais- mais de cem parlamentares já confirmaram presença. Entre os convidados estão o vice-presidente da República e ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O documento traz propostas e recomendações de políticas públicas para o desenvolvimento do setor terciário brasileiro. Serão entregues documentos específicos de todos os Estados e do Distrito Federal, bem como dos segmentos de Comércio, Serviços e Turismo.

“A Agenda Institucional é um instrumento fundamental para que o Sistema Comércio possa contribuir de forma efetiva com o processo político, na esfera federal e local, construindo uma pauta propositiva que pode nortear as decisões dos poderes”, pontua Dagnoni. A Fecomércio SC e os sindicatos filiados contribuíram na construção da Agenda nacional, colhendo subsídios com lideranças locais e empresários dos setores representados.

Desafios em SC

A Fecomércio SC ouviu mais de 500 empresários para mapear os desafios que impactam no desenvolvimento do ambiente de negócios e na produtividade das empresas, resultando na Carta do Comércio. O indicador mais preocupante para os empresários catarinenses é o ambiente econômico, sobretudo pela inflação e as incertezas quanto ao poder de compra dos consumidores. A captação de recursos foi apontada como segundo maior entrave, seguido pelo sistema legal e tributário. Saiba mais

Leia também

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.

ECONOMIA 10 maio, 2024

Primeiro trimestre do ano tem crescimento de 4,4% no comércio varejista