MERCADO

COFEM debate PL da Vigilância Sanitária na última reunião de 2019

Atualizado em 23 junho, 2020

A Fecomércio SC foi a entidade anfitriã da última reunião do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) de 2019, nesta segunda-feira (9), no Hotel SESC Cacupé. Entre as principais pautas debatidas pelas lideranças do Conselho está o PL 253.9/2018, que institui o Código da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

O novo código substituirá o atual texto, em vigor desde 1983, promovendo alterações significativas na operação da Vigilância no Estado, entre elas punição com multas elevadas. A proposta do Executivo está tramitando na Alesc, na Comissão de Finanças e Tributação, e ainda precisa passar pela Comissão de Saúde e de Turismo e Meio Ambiente.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a atualização é necessária por conta das mudanças sociais, econômicas e tecnológicas na área da saúde nas últimas décadas, mas as penalidades previstas precisam levar em consideração o porte e o potencial financeiro das empresas, sob pena de comprometer a sustentabilidade das empresas catarinenses e a criação de novos negócios.

O COFEM definiu posição conjunta durante a reunião e pretende enviar manifestação ao Legislativo com um  parecer do setor produtivo. O COFEM é integrado pela FECOMÉRCIO SC (Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina); FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina); FAESC (Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina); FETRANCESC (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Santa Catarina), FACISC (Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina); FCDL/SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina) e FAMPESC (Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado de Santa Catarina).

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.