INSTITUCIONAL

Com colaboração do Senac, prefeitura de Criciúma lança Plano Municipal de Turismo

Atualizado em 06 julho, 2023

 

Fecomércio e Senac entregam Plano Municipal de Turismo em Criciúma

A cidade que ficou marcada pela indústria da extração de carvão, se reinventou. Há algumas décadas, Criciúma vem se destacando no setor de comércio, serviços e turismo. Pensando em desenvolver ainda mais este setor, o Governo do Município, em parceria com o o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) desenvolveu o Plano Municipal de Turismo. O documento foi oficialmente entregue nesta quarta-feira, 5, no Salão Ouro Negro da Prefeitura e contou com a participação do presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni.

“Nós enxergamos o turismo como uma fonte de negócios, geradora de emprego e renda para a nossa cidade e para os criciumenses. Criciúma é uma cidade que não para de crescer, e temos potencial para crescer ainda mais. Investimos para tirar grandes equipamentos turísticos do papel e teremos mais equipamentos nos próximos anos”, comenta o prefeito Clésio Salvaro. Em sua fala, o chefe do Poder Executivo citou, ainda, cada um dos atrativos turísticos de Criciúma.

Para o presidente da Fecomércio, o turismo é o novo petróleo, e quem tiver essa sensibilidade sairá na frente. “Há 30 anos ninguém falava de turismo em Criciúma. Hoje a cidade detem o maior número de leito de hotéis da região, ocupados por visitantes que chegam até o sul do estado para turismo ou negócios. O governo municipal se apropriou disso e está olhando lá na frente, vendo que há possibilidades de gerar emprego e renda também no turismo”, assegura Dagnoni.

De acordo com o Diretor Regional do Senac, Alexandre Meneguetti, o trabalho é um levantamento dos pontos fortes e fracos dos atrativos do município, possibilitando a realização de estratégias de investimentos que a cidade deve fazer para impulsionar o setor turístico municipal. “Nos últimos anos a cidade já vem se desenvolvendo muito no turismo e agora com o plano ela direciona esforços, foca em algumas ações e com isso impulsiona investimentos, canaliza energias das empresas, lideranças, poder público para objetivos de médio e longo prazo”, assegura.

Como funciona o Plano Municipal de Turismo?

O PMT pode ser simplificado em quatro etapas. O Diagnóstico Estratégico é feito a partir de observações e análises da região, referentes a fatores dos ambientes interno e externo ao município (demanda turística atual e potencial, oferta turística local, infraestrutura básica e dos serviços gerais, quadro institucional, aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais diversos).

A partir do Diagnóstico Estratégico é feito o Direcionamento Estratégico, onde é traçado o cenário desejado a alcançar com as diretrizes, os objetivos e as metas do PMT, criando, assim, estratégias e execuções para as ações propostas. Na terceira etapa, Programas e Projetos, é definido as responsabilidades, orçamentos e fontes de recursos, bem como os prazos de execução para cada iniciativa. No Monitoramento, é estabelecido uma fiscalização dos desdobramentos dos projetos e ações propostas, possibilitando uma avaliação da evolução, desempenho, qualidade e percepção da atividade turística.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Criciúma

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior