ECONOMIA

Dia dos Namorados deve trazer novo fôlego ao comércio em SC

Atualizado em 06 junho, 2018

Roupas, perfumes, cosméticos e calçados devem ser os itens mais procurados na véspera do Dia dos Namorados em Santa Catarina. A data comemorada na próxima terça-feira (12) costuma não só aquecer as vendas em diferentes segmentos do comércio, mas também movimentar restaurantes e bares, entre outros serviços.

Leia a pesquisa na íntegra

Conforme a Pesquisa de Intenção de Compras realizada pela Fecomércio SC em sete cidades, o gasto médio este ano será de R$ 173,76, variação de -0,7% em relação ao ano passado. Os consumidores de Florianópolis devem desembolsar um pouco mais (R$ 200,06).

A melhora no orçamento familiar pode pesar na hora de escolher o presente: 42,8% consideram que a situação financeira está positiva, diante dos 21,1% que acreditam que piorou- o menor resultado desde 2014.

“Os empresários estão confiantes que a data reaquecerá as vendas, após a queda brusca no movimento e no faturamento das lojas com a paralisação dos caminhoneiros. Outro excelente indicador na data é a intenção de pagamento à vista (cerca de 60% das compras), que injetará dinheiro no comércio neste momento de recuperação”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Para garantir o melhor custo/benefício, sete a cada dez catarinenses pretendem fazer pesquisa de preços. Em Joinville, o índice chega a 95,7%.

O principal destino dos consumidores deve ser o comércio de rua (69%), mas em Blumenau o percentual de compras em shopping (36,5%) deve ser significativo, ultrapassando a média estadual (22%).

Os dados foram apurados com 2.059 pessoas, entre os dias 14 e 19 de maio, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior