INSTITUCIONAL

Encontro debate a Reforma Trabalhista e a importância da Contribuição Sindical

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Crédito da imagem: Filipe Scotti

Profissionais da área de contabilidade estiveram reunidos no dia 14 para debater a modernização trabalhista, o e Social e impacto das tecnologias na profissão contábil. O evento foi realizado pela Fecomércio SC em parceria com a Fiesc, Fecontesc, Sescon/SC, CRC-SC, Sescon Grande Florianópolis e Sescon Blumenau.

Para o Diretor Executivo da Fecomércio SC, José Agenor Aragão Junior, um trabalho sólido na esfera sindical depende também do respaldo financeiro que a categoria econômica proporciona às entidades.  “Uma entidade sindical forte e estruturada se faz com o reconhecimento e orientação dos seus representados, o que aumenta ainda mais a importância do profissional da contabilidade no processo de fortalecimento da representatividade sindical”, pontuou Aragão Junior.

O papel das entidades na busca de maior representatividade também foi abordado pelo Gerente Jurídico da Fecomércio SC, Rafael Arruda, que integrou a Mesa Redonda sobre os desafios dos sindicatos e empresas diante de uma nova agenda das relações de trabalho. Arruda ressaltou a oportunidade que a Reforma Trabalhista trouxe para as entidades sindicais, fortalecendo a prerrogativa em relação às negociações coletivas, que consagrou a prevalência do negociado sobre o legislado.
“É de extrema importância a o reconhecimento da representatividade sindical, para que os sindicatos tenham o respaldo das categorias econômicas para efetivamente atuarem em favor das empresas”, afirmou.

Aproximação da Classe Contábil

O Encontro com os Contadores em parceria com a FIESC é uma continuidade do trabalho que a Fecomércio SC vem realizando em conjunto com as entidades contábeis do Estado nos últimos anos. Em junho de 2017, o Giro com Contador realizado em sete cidades catarinenses, reuniu profissionais para orientar acerca das novas regas da Operação Concorrência Leal.

“Nossas ações buscam estreitar o diálogo da classe contabilista com a Fecomércio SC, atuando em temas sensíveis como a tributação e a desburocratização dos processos contábeis”, ponderou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. O empresário também ressalta a importância do papel dos contadores no novo cenário trabalhista, que oportuniza “legitimar a representatividade das entidades de classe na defesa das empresas do setor”.

O projeto itinerante foi promovido pela Fecomércio SC, em parceria com a Federação dos Contabilistas (Fecontesc), Conselho de Regional de Contabilidade(CRCSC) e Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis (Sescons) de Santa Catarina, Blumenau e Grande Florianópolis.

Leia também

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.

ECONOMIA 10 maio, 2024

Primeiro trimestre do ano tem crescimento de 4,4% no comércio varejista