ECONOMIA

Expectativa dos empresários do comércio fica estável após três quedas consecutivas em Santa Catarina

Atualizado em 14 abril, 2023

A Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Santa Catarina, medido pela Fecomércio SC, permaneceu estável em março ao situar-se nos 113,8 pontos. Apesar de ser considerado um nível de otimismo, o indicador vem caindo continuamente, após registrar o recorde dos 143,1 pontos em novembro de 2022.

>>> Leia a análise completa ICEC março/2023

Os componentes do ICEC também se mantêm positivos, embora o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) e o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) estejam muito próximos do limiar ao apresentarem, respectivamente, 103,0 pontos e 104,2 pontos.  Por outro lado, o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) foi o único componente com variação positiva na passagem do mês (5,7%) e mantem-se na região de otimismo com 134,2 pontos. Todavia, este componente permanece 21% abaixo do desempenho pré-pandemia (169,9 pontos).

Confira os dados no painel de BI:

Utilize o zoom ou a seta no canto inferior para ampliar