INSTITUCIONAL

Fecomércio SC apresenta Carta do Comércio e faz sabatina com candidatos ao governo do Estado

Atualizado em 30 setembro, 2022

Em menos de um mês, os eleitores vão escolher quem comandará o governo do Estado nos próximos quatro anos. A Fecomércio SC convidou oito candidatos para apresentar as principais demandas dos empresários do setor terciário, mapeadas na 3ª edição da Carta do Comércio, e ouvir as propostas dos futuros líderes para melhorar o ambiente de negócios em Santa Catarina.

>>> Saiba mais na página especial

A série de entrevistas com os candidatos será exibida de 08 a 19 de setembro, às 19h, no canal do Youtube da Fecomércio SC, com a mediação do colunista político Upiara Boschi. O critério de seleção para participar das sabatinas é ter representação no Congresso.

Agenda de entrevistas

Diagnóstico dos entraves

A Carta do Comércio aponta os desafios e pleitos da classe empresarial para os novos líderes dos poderes Executivo e Legislativo. Os dados foram apurados com mais de 500 empresários e gestores, em 75 municípios, a partir de nove macrotemas, que resultaram em 33 índices de relevância socioeconômica. Saiba mais

“A Carta do Comércio é uma importante ferramenta na pauta política dos empresários e também norteará a atuação do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac  nos próximos anos”, avalia o presidente da entidade, Hélio Dagnoni.

Neste ano, o Idemp/SC (Índice de Dificuldades Empresariais) alcançou 6,864 pontos, que representa um cenário de ‘alta dificuldade’ enfrentado pelos empresários. O ambiente econômico foi o tema pior avaliado (7.906), seguido pela captação de recursos (7.319), sistema tributário e legal (7.258) e a Administração Pública (7,250). A previsão de baixo crescimento econômico, inflação de dois dígitos e o reduzido poder de compra dos consumidores pesaram na avaliação dos empresários.

Além de fazer um diagnóstico dos gargalos que impactam na competitividade das empresas, o documento da Fecomércio SC traz as propostas da entidade para cada eixo e elenca as prioridades para as políticas públicas na próxima gestão.

>>Saiba mais sobre a Carta do Comércio

Entrevistas

Carta do Comércio: candidato Jorginho Mello abre série de sabatinas da Fecomércio SC

Carta do Comércio: candidato Odair Tramontin participa de sabatina da Fecomércio SC