INSTITUCIONAL

Fecomércio SC participa de inauguração de escritório internacional da CNC em Lisboa

Atualizado em 25 abril, 2023

Clica na seta (>) para navegar na galeria de fotos

Ampliar as oportunidades de negócios e as relações bilaterais do setor terciário brasileiro com a Europa e o restante do mundo são algumas das metas da CNC com a inauguração do primeiro escritório internacional em Lisboa, instalado no World Trade Center (WTC), nesta segunda-feira (24). O presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Hélio Dagnoni, integrou a comitiva formada por lideranças de Federações de vários estados.

“O Brasil, por seu tamanho e importância econômica, precisa desempenhar papel relevante em direção à União Europeia, que é um mercado fantástico para os países que fazem parte do Mercosul”, afirmou o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros.

Segundo presidente da Fecomércio SC, que esteve em Lisboa acompanhado do vice-presidente da Federação no Sul do Estado, Tito Livio de Assis Goes, o escritório estará em uma posição geográfica estratégica para facilitar a geração de negócios entre as empresas brasileiras e as portuguesas. “Será uma vitrine do nosso comércio, serviços e turismo para o mercado internacional”, avalia Dagnoni.


O volume de comércio do Brasil com o mundo avançou 50% nos últimos cinco anos. A Europa é, atualmente, a maior investidora do mundo no Brasil.


Portas abertas

O estrutura em Lisboa é a porta de entrada que a CNC abre aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo brasileiros para a Europa e para o mundo. Segundo Tadros, a escolha do WTC vai possibilitar a integração da Confederação, do Sistema Comércio e dos empresários com uma das maiores plataformas mundiais de negócios e investimentos.

Para fortalecer e expandir a parceria com países europeus serão realizadas periodicamente missões empresariais brasileiras para aquele continente. Além disso, como membro do WTC Business Club, a CNC poderá usufruir dos recursos disponibilizados pela rede em 323 edifícios, em 92 países.

Internacionalização dos negócios brasileiros

As necessidades para a internacionalização dos negócios brasileiros, especialmente do setor terciário, foi pauta do encontro entre Tadros e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no domingo (23), em Lisboa. Os dois trataram da importância de haver um esforço interinstitucional para a aceleração do crescimento da economia externa.

Nesse sentido, Lula informou que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) deve inaugurar em breve um escritório de representação em Lisboa. Participaram do encontro, também, os presidentes das Federações Nacionais e dos Estados participantes da missão empresarial.

Ecossistema de inovação e negócios

A primeira atividade do escritório internacional ocorreu ainda nesta segunda-feira, logo após a cerimônia de abertura, com a aproximação dos representantes de entidades do Sistema Comércio ao ecossistema de inovação e negócios de Portugal.

Na programação, houve palestras com Diogo Ivo Cruz, diretor de projetos da Invest Lisboa, Mariana Oliveira, do Departamento de Marketing da rede de hotéis Vila Galé (grupo com 37 unidades entre Portugal e Brasil), e Sérgio Machado, diretor da Fundação José Saramago.

Entre as diversas autoridades presentes, participaram o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), o senador Fernando Farias (MDB-AL), a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, a ex-senadora Kátia Abreu (PP-TO), o vice-presidente do WTC Lisboa, José Magro, e o vice-presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Paulo Saad.

Leia também

INSTITUCIONAL 03 maio, 2024

Fecomércio SC participa do Fórum Parlamentar Catarinense sobre infraestrutura e segurança

SESC/SENAC 30 abril, 2024

Revitalização e modernização da Faculdade Senac Caçador é entregue

INSTITUCIONAL 30 abril, 2024

Reunião de Diretoria do Sindilojas Itajaí: Inovação e Dinamismo no Centro das Ações

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório