MERCADO

Fecomércio SC reforça atuação junto ao TRT

Atualizado em 26 janeiro, 2021

A Fecomércio SC teve deferido o pedido para ingressar como amicus curiae no Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) nº 0000323-49.2020.5.12.0000, que tramita junto ao Tribunal Regional da 12ª Região.  O IRDR trata sobre a “limitação das decisões judiciais condenatórias aos valores indicados aos pedidos pelos autores de ações trabalhistas”.

A decisão sobre o IRDR vinculará os juízes das Varas do Trabalho e as Câmaras do Tribunal, que deverão adotar o entendimento nos processos trabalhistas atuais e futuros. Dessa forma, a tese prevalecerá em âmbito estadual. O IRDR é o único momento em que o setor do comércio de bens, serviços e turismo pode apresentar seu ponto de vista e argumentos jurídicos, o que reforça a importância da voz e da representatividade da Federação.

A participação da Federação tem por objetivo garantir que as alterações realizadas pela Reforma Trabalhista sejam respeitadas, fazendo com que os autores de ações trabalhistas indiquem o valor de seus pedidos e que estes sirvam como limite para eventual decisão de condenação em pagamento, permitindo assim que a empresa possa valorar a ação e contingenciar ou definir a melhor estratégia processual com segurança e previsibilidade.

O posicionamento defendido pela Fecomércio SC busca evitar a condenação de empresas em pagamento de valores maiores que aqueles indicados pelos autores de ações, combatendo a litigância irresponsável e defendendo a lógica processual prevista na reforma trabalhista, inclusive de responsabilização e condenação de autores.

Na qualidade de entidade representativa do comércio de bens, serviços e turismo, a atuação da Fecomércio SC é relevante para a operação do setor e na forma pela qual as empresas preveem e organizam os riscos financeiros decorrente das ações trabalhistas.

O pedido da Federação junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região é patrocinado pela advogada Dra. Manoella Keunecke, mestre em Direito do Trabalho pela USP e sócia do escritório Menezes e Niebuhr Advogados Associados, de Florianópolis, em parceria com Rafael Arruda, Gerente da Divisão Sindical da Fecomércio SC.

 

Leia também

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.

ECONOMIA 10 maio, 2024

Primeiro trimestre do ano tem crescimento de 4,4% no comércio varejista