INSTITUCIONAL

Futuras parcerias nas áreas educacionais e econômicas pautam visita do embaixador da República Tcheca, na Fecomércio SC

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Em viagem oficial ao Estado, o Embaixador da República Tcheca no Brasil, Jirí Havlík visitou a sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina – Fecomércio SC, na segunda-feira (07). Na pauta do encontro a realização de parcerias nas áreas culturais, educacionais e de incentivo para acordos comerciais entre empresas catarinenses e europeias.

"Identificamos muitas áreas que Santa Catarina e a República Tcheca podem ter colaboração mútua. Foi muito importante esse encontro para falarmos das oportunidades futuras, como a possibilidade de nossas universidades realizarem intercâmbios com os alunos de pós-graduação, e do desenvolvimento do comércio, com o incremento das exportações entre os países ", complementou Havlík.

O incentivo à educação vem ao encontro da bandeira defendida pelo Sistema Fecomércio SC, que pretende intensificar os vínculos educacionais entre os dois países. "As parcerias com instituições estrangeiras são muito bem-vindas, temos estrutura e profissionais qualificados para capacitar empresários e técnicos, o SENAC é como uma porta de conhecimento para as empresas", defendeu o Diretor Regional da entidade, Rudney Raulino.

Além de estreitar os laços comerciais e fortalecer a área da pesquisa e ensino, as atividades do setor turístico também foram abordadas no encontro. As tratativas contaram com o apoio do SESC, que possui um projeto de Turismo Internacional. "Temos um programa já sendo realizado em algumas cidades estrangeiras e futuras ações podem contemplar a capital da República Tcheca, Praga", explicou Adolfo Willian Oldemburgo, Diretor Administrativo do SESC SC. Segundo dados do Consulado, Praga está entre as cinco cidades mais visitada de toda a Europa.

"Nossa expectativa é que possamos gerar negócios e efetivar intercâmbios educacionais e culturais entre a República Tcheca e Santa Catarina, através dos serviços e produtos do Sistema Fecomércio SC, ressaltou o Cônsul Honorário, Rafael Thales de Freitas.

"A intenção é atuar em todos os segmentos representados pela Fecomércio SC, e nos braços do Sistema, com as ações educativas e de lazer do SESC e a capacitação realizada pelo SENAC. Vamos construir essa parceria com reponsabilidade e nossas portas estão abertas para futuros projetos em benefícios dos empresários e do desenvolvimento do nosso Estado", ressaltou o Diretor Executivo da Fecomércio SC, José Aragão Júnior.