Governo Federal não dá sinais de renovação da redução do IPI da linha branca

Atualizado em 29 junho, 2012

Termina neste sábado (30) a redução imposta pelo governo no Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI) para eletrodomésticos da linha branca. O Ministério da Fazenda não deu sinais de renovação do incentivo. A queda do IPI para a linha branca foi anunciada inicialmente em 2009, como medida para combater os efeitos da crise internacional, e voltou a ser implantada no fim do ano passado.

A Fecomércio considera este incentivo muito importante, já que, aliado ao crescimento da renda das famílias catarinenses, impulsionou as vendas em setores que apresentavam certa morosidade no final do ano passado, proporcionando assim um bom resultado nas vendas de Natal e nos meses subsequentes.

Assim, a Fecomércio defende que o governo expanda o prazo das medidas, auxiliando no crescimento do volume de vendas e do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A Fecomércio sugere uma maior ousadia por parte do Governo Federal, não apenas expandindo o prazo de vigência da medida como também ampliando o número de produtos desonerados.

Com uma previsão de crescimento do PIB de apenas 2,5% para 2012, a Fecomércio julga que este não é momento para aumentar impostos, mas sim para reduzi-los. Somente assim será possível oferecer um produto mais barato e competitivo para o consumidor, o que dará maior dinamismo à economia nacional e catarinense.