INSTITUCIONAL

Iniciativas aliam sustentabilidade, inovação e responsabilidade social na gastronomia

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Cases promovidos pelo Sesc/SC, Senac/SC e nas Cidades Criativas são destaques no primeiro dia do Encontro Unesco da Gastronomia

A sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade social têm se tornado uma questão cada vez mais discutida em diversos setores da sociedade, incluindo a gastronomia e a alimentação. Na busca por práticas mais responsáveis, instituições como o Senac/SC e Sesc/SC têm se destacado ao promover ações e projetos que unem o respeito ao meio ambiente e a excelência gastronômica. Dois cases de sucesso de destacam: os estudos da alga Kappahycus alvarezii e o programa Mesa Brasil Sesc, e foram apresentados no Encontro Brasileiro Cidades Criativas Unesco da Gastronomia, que teve início nesta quinta-feira (03/08), no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. A primeira manhã do evento teve também apresentação de casos de sucesso das quatro cidades brasileiras que possuem a chancela da UNESCO de Cidade Criativa da Gastronomia.

Projeto Macroalga: a inovação da Kappahycus alvarezii em gastronomia e alimentação

A Kappahycus alvarezii, também conhecida como macroalga ou alga vermelha, é um recurso natural encontrado nas águas do litoral brasileiro que possui inúmeras propriedades nutricionais. O Senac/SC, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) identificou a relevância do ingrediente e desenvolveu o “Projeto Macroalga”, que visa pesquisar a aplicação da Kappaphycus alvarezzi na gastronomia e na indústria alimentícia. O projeto buscou a colaboração de chefs e estudantes de gastronomia para desenvolver receitas saborosas que utilizam a alga como protagonista, com preparos na cozinha fria, cozinha quente, panificação e confeitaria. Todo o processo envolveu a parceria com produtores locais para o manejo responsável da macroalga, garantindo a preservação do ecossistema marinho e das comunidades tradicionais que vivem da pesca artesanal. Durante o evento, foram apresentados os indicativos do programa e a aplicabilidade da alga em pratos da culinária contemporânea. A analista de Projetos Educacionais e Observatório de Gastronomia do Sistema Comércio SC Nathália Bernardinetti cita que “a abordagem sustentável do projeto e a valorização dos saberes tradicionais das comunidades pesqueiras enalteceram ainda mais a importância dessa alga como um recurso valioso na gastronomia e alimentação, que proporcionam pratos criativos e inovadores, e também geram renda e empregos para o setor”.

Mesa Brasil Sesc: experiência de um programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos

Outro case de destaque apresentado no I Encontro Cidades Criativas Unesco da Gastronomia foi o “Programa Mesa Brasil Sesc”, uma iniciativa promovida pelo Serviço Social do Comércio. O projeto social busca combater a fome e o desperdício, além de contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros. Desde 2003, a proposta engloba supermercados, restaurantes e produtores agrícolas, que possuem excedentes alimentares em bom estado, mas que não podem mais ser comercializados. O Mesa Brasil, por sua vez, realiza a coleta e distribuição dos alimentos, que são doados para instituições sem fins lucrativos que atendem pessoas de baixa renda. A proposta é garantir que milhares de pessoas tenham acesso a refeições nutritivas e saudáveis. “Em 2022, foram distribuídos 3.081.528 Kg de alimentos para cerca de 510 instituições sociais em mais de 60 municípios catarinenses. Este projeto promove a solidariedade social em todo o país e contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial para o ODS 2: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promoção da agricultura sustentável”, afirmou a Gerente responsável pelos Programas de Saúde e Assistência no Departamento Regional do Sesc/SC, Jéssica da Luz Pereira Pucci.

O evento reuniu especialistas, chefs e entusiastas de todo o Brasil para compartilhar experiências relacionadas à gastronomia e à cultura. Além dos cases do Projeto Macroalga e do Programa Mesa Brasil, casos das quatro cidades chanceladas pela Unesco: Belém, Belo Horizonte, Florianópolis e Paraty, também foram comentados durante o evento.

A Gastronomia das Ilhas de Belém

Representando a gastronomia da Amazônia brasileira, Lélio Costa, que é Diretor Presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), apresentou a estratégia da cidade para torná-la conhecida por sua culinária. A Gastronomia das Ilhas é um projeto que visa fomentar a gastronomia, o turismo e o artesanato da região, valorizando a cultura paraense. Num circuito gastronômico realizado nas 39 ilhas fluviais que compõem Belém, a iniciativa abrange restaurantes a preços mais acessíveis para a população, além da capacitação de profissionais do ramo. De acordo com Lélio, o projeto atende a comunidade em geral, e já atingiu um público de mais de 50 mil pessoas, realizando a articulação entre os moradores locais e proprietários de restaurantes.

Segurança alimentar em Belo Horizonte

Como ponto focal da cidade de Belo Horizonte na Rede de Cidades Criativas da Unesco, Marcos Boffa discursou sobre o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado Lagoinha – CRESAN, um equipamento público ligado à política municipal de Segurança alimentar da Prefeitura de Belo Horizonte que tem como objetivo oferecer serviços, ações e projetos voltados à promoção da educação alimentar e nutricional, formação de agroecologia e qualificação profissional na área de gastronomia, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o projeto promoveu 18 cursos, com 290 pessoas certificadas, entre elas, pessoas em situação de rua, pessoas LGBTQIA+, mulheres em situação de violência, e pessoas do território do centro histórico da Lagoinha.

CriAtividades em Paraty

Tadeu Melchiades Filho, ponto focal da cidade de Paraty, apresentou o Programa CriAtividades, uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Secretaria Executiva do Governo. A iniciativa cria, incentiva e fortalece novas formações, investindo na qualificação profissional da população, além de realizar encaminhamentos para o mercado de trabalho. Os cursos são voltados para a área de gastronomia, com temas que vão de introdução e habilidades básicas à técnicas de confeitaria e são gratuitos para a população. Até junho deste ano, o programa já formou 80 alunos.

 

Ostra manezinha

A ostra “manezinha” da Grande Florianópolis, que é reconhecida internacionalmente por sua excelência, também foi um dos destaques no encontro. Alan Claumann, coordenador de turismo do Sebrae/SC, apresentou o estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Sebrae/SC, que analisa a comprovação científica da tipicidade do produto. “As diferenças genéticas, a produção local com espécies melhores adaptadas ao ambiente tornam a ostra nativa “manezinha” um ícone gastronômico da cidade”, pontuou. Os estudos levam em consideração a relevância do desenvolvimento da ostreicultura na geração de empregos e renda para as comunidades tradicionais, criando uma oferta de valor territorial que combina geração de renda, inclusão de atores sociais e oferta de bens e serviços.

Para o presidente da Fecomércio/SC, Hélio Dagnoni, a maricultura é o elemento fundamental para o desenvolvimento gastronômico de Florianópolis, que possui uma culinária voltada ao mar. Dagnoni ainda reforçou a riqueza e a potência dos cases das cidades criativas apresentados no Encontro, que criam redes de cooperação entre as cidades chanceladas e seus moradores.

O Encontro Brasileiro Cidades Criativas Unesco da Gastronomia é promovido pelo Sistema Fecomércio de Santa Catarina, Sesc-SC e Senac-SC, em parceria com FloripAmanhã, e com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Sebrae/SC, além da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) – Fecomércio (MG), Fecomércio (RJ) e Fecomércio (PA).

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior