PESQUISA

Intenção de consumo é cautelosa na Páscoa

Atualizado em 09 abril, 2018

Pesquisa da Fecomércio SC revela que melhor preço e promoções podem fazer a diferença na hora da venda

Com intuito de balizar a tomada de decisão do empresário a partir da ótica do consumidor catarinense, a Fecomércio SC realizou um importante levantamento do perfil de quem compra na Páscoa, da intenção dos gastos durante o feriado e das principais tendências de consumo nas compras. Os indicadores foram apurados na Pesquisa de Intenção de Compras para a Páscoa 2018, realizado pelo Núcleo de Pesquisas da Entidade.

Veja a pesquisa na íntegra

Na primeira data especial do calendário, o catarinense demonstra um comportamento mais cauteloso em relação ao último ano. A expectativa do gasto médio dos consumidores catarinenses ficou em R$ 157,69, inferior em 3,3% no valor projetado pelas famílias em 2017. Itajaí registrou o maior valor R$185,56, já os chapecoenses planejam gastos bem menores do que nos anos anteriores, se em 2017 o valor alcançou 191,75, este ano recuou para R$120,69.

“Apesar da variação negativa do gasto médio no estado, o valor ainda está acima do registrado há dois anos – período marcado pela retração e baixo volume de vendas – demonstrando uma estabilidade na renda do catarinense que vem fazendo uma escolha pelo planejamento dos gastos dentro do orçamento, pesquisa de preço, e pagamento à vista, evitando novas dívidas. A conjuntura econômica está mais favorável, com acesso ao crédito e recuo nos juros, mas ainda mantém o consumidor cauteloso”, pondera o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Nesse cenário a busca pelas promoções (28%) e pelo melhor preço (44%) continuarão sendo a tônica desta Páscoa, principalmente para os consumidores que demonstraram a intenção de pagar suas compras à vista e em dinheiro, o percentual neste item alcançou 75%. No recorte regional Florianópolis demonstra um comportamento diferente do estado: a qualidade no atendimento será levada em conta para 30% dos consumidores, seguido dos atributos preços dos produtos 28% e promoção 27%. Em Joinville majoritariamente 87% vão pensar no preço na hora das compras.

O estudo também aponta a escolha dos catarinenses principalmente por chocolates industrializados – ovos de Páscoa, 46,5% ou chocolates em barra, 33,7%. Em Lages os chocolates artesanais somando ovos de Páscoa, barras e bombons tiveram um percentual expressivo quando comparado às outras cidades pesquisadas (38,4%). Os supermercados (56,4%) e o comércio de rua (28,6%) serão os principais destinos para as compras.

Não é apenas a compra dos chocolates, brinquedos e roupas que movimentam o setor na data, as viagens também fazem parte do gasto médio do consumidor. Está nos planos de 12,2% dos catarinenses viajar, sendo que 58,2% farão o passeio dentro de Santa Catarina, girando a economia local e a razão principal a apontada pelos entrevistados será visitar parentes ou amigos (61,2%). Os Blumenauenses possuem a maior intenção do estado em viajar durante o feriado (18%), maior índice entre as setes cidades que participaram do estudo.

Páscoa 2018 em Santa Catarina

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.