MERCADO

Vendas na Páscoa registram alta no ticket médio (33%) na comparação anual

Atualizado em 12 agosto, 2019

Apesar da alta expressiva no valor do ticket médio de 33,1% (R$150,94) em comparação a 2018 (R$113,43), o comércio registrou recuou no volume de vendas nesta Páscoa quando comparado ao faturamento do ano passado (-6,8%). Sob outra ótica, a data movimentou as vendas no setor com alta de 5,4% em relação aos meses comuns do ano. Os dados foram apurados pela Pesquisa de Resultado de Vendas da Páscoa, realizada pela Fecomércio SC com empresários de sete cidades do estado.

Acesse a pesquisa e veja os dados Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt ressalta que o mercado ainda segue uma recuperação lenta devido as instabilidades da conjuntura econômica e política: “O aumento do ticket médio, associado a percepção de queda no faturamento significam que as vendas foram menores do que ano passado, por outro lado há também o potencial da data para o comércio, que ganha um fôlego com faturamento positivo, quando comparado com outros meses do ano”, pondera o empresário.

Segundo as empresas ouvidas pela pesquisa, majoritariamente as compras efetivadas foram pagas à vista (75,2%) – cartão de crédito (34,8%), dinheiro (18,4%) e cartão de débito (22%).

A demanda para o mercado de trabalho teve um aumento de 10.8% para o período, com destaque para as cidades de Lages (19%) e Florianópolis (15%). Chapecó foi mais cautelosa na hora de contrataram (3.4%). Em geral os estabelecimentos que mais empregaram foram as lojas especializadas nas vendas de chocolates (43,9%). O estudo aponta que, em média, três funcionários por empresa incrementaram o atendimento no comércio.

Outro indicador que baliza o desempenho das vendas é o percentual dos estoques nos estabelecimentos. Para 14.4% das empresas entrevistadas o estoque inicial não foi vendido em sua totalidade. Valor mais alto que o apurado ano passado, quando esse indicador fechou em 9,3%,mas menor que 23,5% de 2017. No recorte por cidade, Criciúma ficou bem abaixo da média estadual com apenas 8.1% das empresas com estoque sobrando após a data.

A pesquisa de resultado de vendas da Páscoa foi realizada pela Fecomércio SC com 305 empresas das cidades de Lages, Chapecó, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis durante os dias 22 e 23 de abril.