PEIC de novembro revela queda no endividamento e no índice de contas em atraso

Atualizado em 26 novembro, 2014

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) catarinenses registra, em novembro, queda de três pontos percentuais no nível de endividamento das famílias, na comparação com o mês anterior. O percentual de 53,8 é o menor desde maio de 2014. Outra queda é no índice de famílias com contas em atraso que, em novembro, atingiu 12,9%, o segundo menor patamar da pesquisa desde janeiro de 2013.

Para a Fecomércio SC, a PEIC de novembro mostra que, apesar das condições de pagamento terem sofrido leve desgaste, houve redução no nível de endividamento das famílias e melhora na inadimplência. No entanto, a entidade alerta que 58,6% dos entrevistados estão na faixa moderada de comprometimento de renda com dívidas, que vai de 11% a 50%. Com isso, as famílias optam por não fazerem mais dívidas e tal fato, somado ao aumento dos juros, reflete na redução do volume de vendas do varejo.

O crescimento anual dos juros está impactando, portanto, a capacidade das famílias de efetivarem novas compras com o recurso do crédito. Por outro lado, sem novas compras, há redução da inadimplência. Na conclusão da Fecomércio SC, a PEIC traz um cenário de sistema financeiro saudável, mas com a deterioração do setor de comércio e da economia em geral.

Entre as cidades pesquisadas, Florianópolis lidera o índice de pessoas endividadas, com 86,9%. Por outro lado, as dívidas dos moradores da Capital têm a menor média de tempo de duração, que é de sete meses. Itajaí, por sua vez, é a cidade com menos endividados – 39,6% – e tem, ainda, o maior percentual de famílias que afirmaram não terem dívidas – 60,4%.

A PEIC também destaca os agentes de endividamento dos catarinenses, sendo o principal deles o cartão de crédito, com 56,7%. Neste item, em novembro houve uma mudança na ordem dos agentes, com os financiamentos ocupando o segundo lugar, representando 29,6% das dívidas. No mês anterior, eram os carnês que estavam na segunda posição.

Confira a pesquisa completa aqui.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior