PESQUISA

Pesquisa aponta comportamento do consumidor no Dia das Crianças em Santa Catarina

Atualizado em 25 setembro, 2019

A penúltima data comemorativa do ano está se aproximando e as lojas já começam a decorar as vitrines com produtos para o público infantil. Conforme a Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Crianças, realizada pela Fecomércio SC em sete cidades, 72,3% dos adultos afirmaram que os presenteados não vão acompanhar as compras este ano. Enquanto em Itajaí 36,0% pretende levar os filhos/sobrinhos/netos, em Lages apenas 14,3% têm esta intenção.

Leia a pesquisa na íntegra

Brinquedos (52,0%) e roupas (32,9%) lideram a lista de compras. Uma parcela dos consumidores (2,1%) ainda está indecisa. O comércio de rua deve ser o destino da maioria dos catarinenses (74,5%), seguido pelos shoppings centers (17,4%). Criciúma tem o maior percentual de intenção de compra na internet (5,7%), acima da média estadual (3,2%).

“A pesquisa de preço é um comportamento unânime do consumidor catarinense neste ano: pelo menos sete a cada dez (74,3%) devem bater perna antes de comprar o presente. Preço (40%), promoção (23,0%) e atendimento (17%) fazem a diferença, mas em Blumenau a variedade de marcas (11%) também pesa na escolha”, adianta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

As compras devem ser feitas à vista em dinheiro (64,1%), parceladas no cartão de crédito (14,8%) e no cartão de débito (8,6%). Em Joinville, 72,7% pretende pagar com dinheiro.

O gasto médio deve ser de R$ 180,29 por consumidor, valor 4,7% menor do que o levantado pela mesma pesquisa em 2018 (R$ 189,28). A previsão é de gastos mais vultosos em Chapecó (R$ 210,90).

Quase a metade (48,7%) não irá realizar programa especial na data, que cai no sábado este ano, 10,7% devem fazer alguma atividade ao ar livre, 7,1% vão levar a criança para almoçar/jantar em algum familiar e 6,4% pretendem ir a restaurante. Florianópolis (17,3%) tem o maior índice de pessoas interessadas em reunir a família para comemorar a data com almoçar/jantar em casa.

A Fecomércio SC realizou a pesquisa para conhecer o perfil do consumidor desta data e assim preparar o empresário do setor com informações relevantes sobre o comportamento de compra. Os dados foram apurados com 2.100 pessoas, no período de 5 e 19 de setembro de 2019, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

> Confira outras pesquisas e índices da Fecomércio SC

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior