PME de setembro revela estabilidade do mercado de trabalho

Atualizado em 23 outubro, 2014

A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) de setembro, disponibilizada pelo IBGE, divulgou que a taxa de desocupação deste mês (4,9%) não teve variação estaticamente significativa em relação a agosto (5%) e, na comparação anual, recuou 0,5 ponto percentual. O equilíbrio entre os meses de agosto e setembro também é sentido no número de trabalhadores com carteira assinada, estimado em 11,7 milhões, no contingente de ocupados (23,1 milhões) e na população desocupada (1,2 milhão).

A Fecomércio avalia que os resultados da PME de setembro indicam uma estabilidade, ainda sem sinais concretos de deterioração. Apesar da desaceleração da atividade econômica, as empresas mantiveram seus quadros de funcionários, pois existe uma expectativa por parte dos empresários de que a economia se recupere no médio prazo.

Importante destacar que a estagnação da geração de novas vagas e o baixo dinamismo da população economicamente ativa (PEA) continuam presentes em setembro, o que também explica o baixo patamar do desemprego.

Por outro lado, há aumento na comparação anual, ainda que tímido, de 1,5% no rendimento médio real habitual dos trabalhadores (R$ 2.067,10 em setembro), assim como na massa de rendimento médio real habitual dos ocupados (R$ 48,4 bilhões em setembro), que cresceu 0,9%. Na comparação mensal, no entanto, as duas taxas se mantiveram estáveis.

Veja todos os dados comparativos aqui.

Leia também

ECONOMIA 06 maio, 2024

Relatório aponta que o setor de serviços lidera a geração de empregos em Santa Catarina no mês em março

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Maio 2024

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Abril de 2024

INSTITUCIONAL 03 maio, 2024

Fecomércio SC participa do Fórum Parlamentar Catarinense sobre infraestrutura e segurança