INSTITUCIONAL

Primeiro dia de KCWS 2019 debate uso do conhecimento para tornar cidades mais inteligentes

Atualizado em 08 janeiro, 2024

O 12º Knowledge Cities World Summit iniciou nesta segunda-feira (04), em Florianópolis, homenageando as quatro Cidades do Conhecimento Mais Admiradas do Mundo, que receberam o Prêmio MAKCi (Most Admired Knowledge City). São elas: Bento Gonçalves (Brasil), a ilha caribenha de Porto Rico, Vancouver (Canadá) e Barcelona (Espanha). O evento vai até quinta-feira (07), no Hotel Sesc Cacupé. A cidade gaúcha foi a única brasileira a ser premiada. Venceu na categoria Cidade do Conhecimento Emergente por ter promovido o desenvolvimento econômico aliado à identidade cultural da região.

“As cidades são selecionadas por pessoas que fazem parte da quádrupla hélice: universidades, governos, empresas e sociedade”, diz a coordenadora do Prêmio MAKCi, Blanca Garcia, especialista em Administração e Gestão de Políticas de Desenvolvimento. Segundo ela, as estratégias do KBD (Conhecimento Baseado no Conhecimento) visam equilibrar crescimento econômico, equidade social e sustentabilidade ambiental em comunidades, cidades e regiões.

As discussões do primeiro dia giraram em torno do conceito de cidades baseadas no conhecimento e como a tecnologia e inovação podem contribuir para a resolução de problemas históricos dos municípios, como mobilidade, saneamento básico, poluição, desigualdade social, entre outros.  Assuntos como distúrbios econômicos, democráticos e ambientais e a urgência para resolvê-los foi o foco da plenária sobre os Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento.

A segunda discussão foi sobre o intenso processo de urbanização que ocorre em um momento de mudanças climáticas, onde a integridade da biosfera corre riscos.  Confira mais no Instagram

A abertura do evento contou com manifestações do presidente do Sistema Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Alaor Tissot, da deputada federal e membro do Grupo de Estudos de Cidades Inteligentes da Câmara dos Deputados, Ângela Amin, o Secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Pires, o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado de Santa Catarina, Amândio João da Silva, o presidente do World Capital Institute (WCI), Francisco Javier Carrillo e a presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio) e coordenadora do KCWS, Jamile Sabatini Marques.

O evento reúne 41 palestrantes de oito países e cerca  de 500 inscritos até quinta-feira (7). Nesta terça-feira (5) e quarta-feira (6) estão previstas palestras sobre modelos econômicos alternativos, mercados de conhecimento, desenvolvimento de ecossistema de inovação, cidades inteligentes, inovação social, economias disruptivas e desenvolvimento urbano sustentável.  No encerramento haverá o Tour da Inovação por alguns dos principais polos de tecnologia e inovação de Florianópolis.

Veja a programação completa

Confira a galeria de fotos

Leia também

ECONOMIA 06 maio, 2024

Relatório aponta que o setor de serviços lidera a geração de empregos em Santa Catarina no mês em março

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Maio 2024

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Abril de 2024

INSTITUCIONAL 03 maio, 2024

Fecomércio SC participa do Fórum Parlamentar Catarinense sobre infraestrutura e segurança