INSTITUCIONAL

Primeiro dia do Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia é marcado por casa cheia e palestrantes renomados

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Gastronomia e a sua relação com o turismo são principais pontos abordados pelos palestrantes

Helio Dagnoni, reforçou a importância do encontro para fortalecer as cidades criativas Unesco

A manhã do primeiro dia do Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia foi marcada por casa cheia e palestrantes renomados, que representam instituições ligadas à gastronomia e ao turismo gastronômico ao redor do país. O evento está sendo realizado nos dias 3 a 5 de agosto, no Hotel Sesc Cacupé.

Na abertura do evento, o presidente da Fecomércio SC, Helio Dagnoni, reforçou a importância do encontro para fortalecer as cidades criativas Unesco, em um evento que integra gastronomia e cultura, demonstrando o melhor da culinária que existe em Santa Catarina.

Gastronomia e a sua relação com o turismo são os principais pontos abordados pelos palestrantes. Entre os grandes desta quinta-feira estão Natalia Bayona, diretora de Inovação, Educação e Investimentos da Organização Mundial do Turismo (OMT); Andrea Guimarães, Diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura, na Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura; Ana Paula Jacques, coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur; e Eduardo Seijo Solís, coordenador Geral do Rede Mundial de Cidades Criativas Unesco da Gastronomia, focal point de Mérida (México).

Gastronomia local é o ponto máximo do evento.

Natalia Bayona falou sobre o tema “Inovação turística: a chave para fortalecer os empreendimentos no setor mais humano de todos”. Para ela, é de extrema importância defender a tecnologia para que os empresários cresçam e alcancem um futuro promissor.

“Precisamos que o setor seja mais resiliente, potente, e que essa conexão contribua para dar oportunidades a grandes e pequenas empresas, essa conexão. Quanto mais projetos de infraestrutura inteligente, mais o turismo será melhor para todos. As soluções digitais contribuem muito para o turismo, como o sistema de inteligência artificial, a realidade virtual e aumentada, tudo isso chega para ficar, e precisamos usar essas ferramentas para conversar com os turistas como parte de um turismo seguro, com coerência e responsabilidade. Hoje nasce um novo perfil de turista, consciente, mais educado, resiliente, inovador, sustentável, e são esses valores que queremos cultivar para um turismo mais moderno e inclusivo”, disse.

Já Andrea Guimarães abordou o tema “Políticas Públicas para a valorização da Economia Criativa”, tratando como os indicadores auxiliam na implementação de políticas públicas e mostram ao Brasil a importância dos setores criativos para a economia, imprescindíveis para o crescimento sustentável nos próximos anos. “Uma coisa muito importante nestes eventos, é uma oportunidade para que as pessoas possam se encontrar, se conectar e trocar ideias, favorecendo a inovação e uma melhor gestão do seu negócio ao conhecer o que vem sendo feito em outras cidades, e isso para a gestão pública também é muito importante, para que possamos avançar sempre na gestão das cidades criativas”, completa a Diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura, na Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura.

Em sua palestra “Perspectivas do Turismo Gastronômico Brasileiro”, Ana Paula Jacques trouxe perspectivas do Brasil como destino gastronômico. “É a gastronomia que faz parte das indústrias criativas. O prato no restaurante é só a pontinha do iceberg, quando ela se torna uma decisão importante para o turista, gerando interesses. O turista não só come, temos que rechear a experiência dele com outras coisas. Se antes a gastronomia era tangencial, você escolhia onde ia almoçar ou jantar depois que já tinha decidido o seu destino, hoje muitas pessoas escolhem a partir da gastronomia”, afirma.

Além disso, a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur também apontou alguns desafios para o setor, como plano de sustentabilidade, eliminação de plástico, qualificação profissional, entre outros. “A Embratur considerou muito importante a participação deste evento, e que este encontro, apesar de ser o primeiro, não se esgota aqui. Temos certeza que a presença de um público altamente qualificado e a união dessas quatro cidades poderá alavancar e trazer mais fluxos de turistas motivados pela gastronomia. Não tem como falar de cultura, gastronomia e paisagem, porque são inseparáveis, e nós consideramos que o prato vai muito além daquele prato que se vê no restaurante, com toda uma cadeia produtiva por trás, que emprega e gera renda, nos identifica e torna esse Brasil tão diverso e plural que nós somos. O encontro é um espaço de aproximação e, sobretudo, inspiração para outras cidades”, completa.

Ao final, Eduardo Seijo Solís comentou sobre “O papel da Gastronomia como um indutor para o Desenvolvimento Local”, afirmando, também, que a gastronomia é muito além do que a comida. “A Gastronomia é turismo, reflete na cultura, patrimônio, tradições de uma comunidade e diferentes povos”, aponta.

O coordenador Geral da Rede Mundial de Cidades Criativas Unesco da Gastronomia reforçou que para um crescimento real, com possibilidades de futuro, todos os atores da sociedade precisam estar envolvidos. “Tem que haver uma articulação entre os atores sociais, mas também o setor produtivo e a academia enquanto ciência. É importante que todos estejam vinculados para que se atinja cada vez mais o melhor modelo de gestão possível”, comenta.

Para Eduardo, eventos como este proporcionam à sociedade e à comunidade conhecer o trabalho de sua cidade criativa. “Na medida em que mais pessoas saibam os projetos que estão sendo trabalhados, e como os setores e a sociedade podem ser beneficiados, haverão melhores resultados. Um trabalho generoso, responsável, alcançando diversos ambientes da sociedade gera enormes benefícios, com efeitos positivos hoje e a longo prazo”, conclui.

Além de Florianópolis, que foi a primeira cidade a receber a chancela da Unesco, participam representantes de outras três cidades brasileiras que possuem o título, como Belém, Paraty e Belo Horizonte.

O Encontro é promovido pelo Sistema Fecomércio de Santa Catarina, Sesc-SC e Senac-SC, em parceria com FloripAmanhã, e com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Sebrae/SC, além da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) – Fecomércio (MG), Fecomércio (RJ) e Fecomércio (PA).

Delegações de diversos estados estão em Florianópolis para o evento.

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