PESQUISA

Procura por presentes para Dia das Crianças deve aquecer comércio em Santa Catarina 

Atualizado em 30 setembro, 2020

O Dia das Crianças promete movimentar as vendas nas próximas semanas em Santa Catarina. Segundo a pesquisa de intenção de compras para a data, realizada pela Fecomércio SC, os principais destinos dos catarinenses continuam sendo o comércio de rua (62,8%) e shoppings centers (16,3%), porém a participação dos dois recuou, enquanto a internet (9,8%) triplicou frente a 2019.

Leia a pesquisa na íntegra

Apenas 20,6% dos consumidores afirmaram que os pequenos vão acompanhar a compra do presente. Brinquedos (47,3%), roupas (27,4%) e calçado (6,8%) devem ser os itens mais procurados. A maioria (73,1%) pretende fazer pesquisa de preço antes de adquirir o produto.

Em tempos de incertezas econômicas, o preço (29,0%) deve ser determinante na hora da compra, seguindo por promoção (25,7%) e atendimento (18,7%). Os dados apontam que quanto maior o gasto intencionado, maior a importância dada ao atendimento. Já os preços e as promoções são mais relevantes nos gastos menores.

Embora este ano o feriado caia em uma segunda-feira, esticando o fim de semana, 65,8% não pretendem realizar nenhum tipo de passeio na data, seguindo as medidas de isolamento social. Entre aqueles que pretendem fazer alguma programação na data, predominaram as atividades ao ar livre (7,1%) e o almoço/jantar na casa de familiar (6,2%).

A pesquisa foi realizada com 1.121 pessoas, entre os dias 1 e 11 de setembro, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior