SESC/SENAC

Professores de gastronomia do Senac são jurados no Berbigão do Boca

Atualizado em 13 fevereiro, 2023

O Festival Gastronômico do Berbigão do Boca, festa que abre oficialmente o Carnaval de Florianópolis, conta com o apoio do Senac desde a primeira edição, há 19 anos. A Instituição patrocina o concurso para valorizar a cultura e a tradição local- o molusco, que faz parte da identidade da capital catarinense, deve ser a estrela da receita.

Os professores do Senac fazem parte do júri técnico, que tem como missão escolher o melhor prato típico. Voltado a cozinheiros amadores, o concurso é uma forma de valorizar a regionalidade e a tradição do berbigão na cidade, mostrando como os nativos da Ilha consomem o molusco.

“Avaliamos três critérios: apresentação, paladar e a inovação e criatividade desse prato. Há ainda o júri formado pelos organizadores da festa e o júri popular, que vem fazer a torcida. Nosso intuito é valorizar essas pessoas que estão trazendo a regionalidade para o concurso, muitas vezes com receitas de família e isso é muito importante dentro da gastronomia”, pontua a coordenadora do curso de gastronomia da Faculdade Senac Florianópolis, Michelle Hoffmann.

Segundo a coordenadora, a importância da regionalidade é trabalhada com os alunos durante a formação. “Dentro da sala de aula, sempre instigamos os nossos alunos a valorizarem os insumos regionais, pois queremos mostrar que a alta gastronomia não precisa ser feita com produtos importados e sim com o que se tem na própria cidade”, afirma.

Três duplas venceram o festival: o primeiro colocado foi o “Berbigão do Dacica”, feito por Márcio Alves e Rafael das Neves, seguido pelos pratos “Conchiglione recheado de berbigão com farofa cítrica”, criado por Camila Borges e Emiliani Barbosa, e o “Risoto do Rei”, feito pelo casal Rosa Helena Gaio e Rodrigo Sember.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior