Quase 75% dos consumidores em Blumenau devem comprar materiais escolares à vista

Atualizado em 01 fevereiro, 2016

Em terceiro lugar no ranking das cidades com maior gasto médio na compra de material escolar em Santa Catarina, os blumenauenses devem desembolsar R$ 265,75 na volta às aulas, seguido por Criciúma (R$ 268,23) e Itajaí (R$ 291,41) no topo da lista. A principal forma de pagamento deve ser em dinheiro (74,6%), com uma parcela pouco expressiva de parcelamento no crediário (12%), conforme a pesquisa da Fecomércio SC e FCDL SC, que traça o perfil do consumidor e traz o resultado de intenção de compras para o período.

Leia a pesquisa completa

"A pesquisa de volta às aulas de 2016 revela que o consumidor optará por estratégias que tragam economia, como pesquisar preços em várias lojas, procurar promoção e descontos. Contudo, ele não pretende abrir mão da qualidade do produto. O empresário terá que buscar o equilíbrio entre preço atrativo e qualidade para conquistar o cliente neste cenário de retração”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Para Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs, “os lojistas estão encontrando clientes muito exigentes, comparando a qualidade e os preços. A captação e fidelização dos pais de alunos têm sido um exercício desafiador, exigindo muita inteligência e matemática”, considera Tauffer.

O comércio de rua (papelaria e livrarias) lidera o local de compra de preferência dos consumidores (77,3%). Outros pontos são supermercados (6,7%) e shoppings (4,7%). Assim como o ano anterior, a procura de materiais pela internet tem pouca expressão (0,3%).

Em Blumenau, boa parte dos consumidores antecipou a compra (56,5%) ou pretende ir às lojas no início de fevereiro (42,5%). Para economizar a maioria dos catarinenses (63,6%) vai recorrer à pesquisa de preço: pelo menos 50,8% dos entrevistados em Blumenau pretendem circular em várias lojas para encontrar a melhor opção. 

Preço (51,8%), selo de qualidade (24,1%) e atendimento (11%) são os principais quesitos levados em conta na hora da compra. Para atrair o consumidor, os estabelecimentos devem fazer promoções dos produtos (47,8%) ou oferecer desconto para mais de um estudante (37,8%). Segundo 53,5% dos pais/responsáveis, os filhos/dependentes acompanham a compra, mas não influenciam nas decisões (56,5%), tanto que 66,2% não estariam dispostos a pagar mais caro para agradá-los.

O levantamento realizado pelas duas entidades em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages mapeia o comportamento de consumo e as demandas neste período para orientar os comerciantes nas estratégias de venda e controle de estoque, além de subsidiar com dados para futuros investimentos ou cortes.

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.