Santa Catarina cria 50% a mais de emprego no acumulado do ano

Atualizado em 24 agosto, 2018

O estado fechou 241 postos formais de trabalho em julho, depois de ter criado 4.020 empregos em junho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho. Na comparação que aponta a tendência do indicador, porém, os resultados são positivos: SC criou 32.179 vagas de emprego de janeiro a julho, 50% a mais que o mesmo período do ano anterior (21.311).

Leia mais sobre  emprego em SC

Por setores, os melhores resultados no acumulado do ano vêm da indústria (19.098) e serviços (17.929). Por outro lado, o Comércio (-5.899) e agropecuária (-2.602)  ainda estão no negativo.

Joinville lidera com criação de 507 vagas de emprego em julho, seguida por São José (292) e Criciúma (232). A cidade também se destaca no acumulado do ano, saldo positivo de 5.434.

“As condições de empregabilidade da economia catarinense começaram a melhorar, mas as oscilações mostram que 2018 ainda não será um ano de aquecimento no mercado de trabalho. As incertezas políticas que rondam o período eleitoral inibem os investimentos que deslanchariam as contratações”, analisa o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova.

A retomada do mercado de trabalho deve-se principalmente pela recuperação da produção da indústria no Vale do Itajaí e no Norte do Estado, além da gradativa recuperação do crédito. Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), o estado permanece com a menor taxa de desemprego no país (6,5%).