Santa Catarina e Argentina estreitam laços econômicos com criação da Câmara de Comércio

Atualizado em 01 outubro, 2018

A parceira comercial estratégica entre o Estado e o país vizinho passa a contar com uma forte aliada para impulsionar a economia e imprimir uma nova fase de negócios bilaterais: a Câmara de Comércio Argentina-Santa Catarina, inaugurada nesta semana com a presença do Embaixador da República Argentina no Brasil, Carlos Alfredo Magariños, e o Cônsul da República Argentina em Santa Catarina, Gustavo Ricardo Coppa. Representando o setor produtivo, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, e Tito Alfredo Schmitt, vice-presidente da Fiesc para a Região Sudeste, assinaram o protocolo para a implementação do órgão durante cerimônia realizada na segunda-feira (7), em Florianópolis.

Confira a galeria de fotos

De acordo com o embaixador, o órgão será uma “valiosa plataforma de relacionamento que poderá projetar maior prosperidade para duas economias”. A câmara atuará na cooperação comercial, industrial, científica e turística, fomentando inovação e novos negócios, além de ser uma plataforma de networking de empresas, câmaras setoriais, entidades empresariais e governo.

O setor turístico, já bastante dinamizado com a vinda massiva dos hermanos, será um dos focos da parceria. “Queremos intensificar e qualificar nossos serviços turísticos e comércio para atrair cada vez mais os visitantes argentinos. A expectativa neste verão é de receber cerca de 20% a mais do que em 2016. No ano passado, eles já representavam mais de 18% de turistas que visitaram o estado, movimentando e aquecendo a cadeia produtiva, segundo a pesquisa de turismo do verão produzida pela Federação”, pontua Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC, que sediará a nova estrutura.

A entidade pretende utilizar as ferramentas de inteligência de mercado disponibilizadas pela Federação, como pesquisas, estatísticas e indicadores econômicos, para criar um ambiente de negócios promissor e ampliar a inserção da pequena e média empresa catarinense no mercado internacional.

Os primeiros passos da Câmara devem ser dados ainda em novembro: Breithaupt deve viajar a Buenos Aires na próxima semana para começar as primeiras tratativas.

Articulação na importação/exportação

Para o secretário de Estado de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, a intenção é transformar Santa Catarina na porta de entrada dos produtos argentinos no Brasil. “A Argentina é a nossa fronteira internacional. Em termos de infraestrutura, temos a fronteira terrestre e marítima, com nossos cinco portos, disponível para intensificar as negociações, tanto para exportação (carne suína e frango), como importações (indústria automobilística e grãos). Atualmente, os dois países passam por um novo momento com a mudança no governo, em que o relacionamento deve ser guiado por interesses comuns”, pontua.

De janeiro a outubro de 2016, o estado exportou para o país vizinho cerca de US$ 378 milhões, valor 2,7% menor do o ano passado (US$ 388 milhões).  O país é o terceiro principal destino dos produtos catarinense, atrás dos Estados e China, e corresponde a 6,1% das exportações.  O estado comprou da Argentina US$ 751 milhões neste mesmo período, 3,1% a menos do que 2015(US$ 775 milhões). O valor deste ano corresponde a 8,8% das importações, atrás somente da China.