Santa Catarina ganha planejamento do turismo até 2022

Atualizado em 26 fevereiro, 2018

Rota estratégica do setor, planejada pela Fecomércio SC, Fiesc e Sebrae, destaca potencial de  12 regiões do Estado

Com foco no potencial de cada região e alinhado às tendências mundiais, o planejamento estratégico do turismo em Santa Catarina até 2022 foi apresentado nesta segunda-feira (26), em Florianópolis. A Rota Estratégica traçada pela Fecomércio SC, Fiesc e Sebrae busca a consolidação de Santa Catarina como destino turístico inteligente. O setor é um dos vetores mais fundamentais da economia catarinense e responde hoje por 127 mil empregos, diretos ou indiretos.

Confira a galeria de fotos

Leia o estudo na íntegra

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, se hoje o setor representa cerca de 12% da geração da riqueza em SC, nos próximos anos poderá se tornar ainda mais estratégico para o desenvolvimento do estado. “Nosso olhar está voltado para o futuro. Entendemos que é hora de criar um ambiente favorável para que a atividade se consolide de forma sustentável e competitiva, com mão de obra qualificada, gestão profissional e a cadeia produtiva caminhado com os mesmos propósitos. Temos doze regiões turísticas com vocações e particularidades diferentes para dinamizar nossa economia, do litoral ao oeste e de norte a sul”, afirma.

Conforme o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, os avanços da vocação turística de Santa Catarina podem beneficiar também os demais setores: “O desenvolvimento estadual passa pela integração e pelo uso das potencialidades catarinenses e é com esta posição que estamos construindo uma rota mais competitiva para o setor”.

O ciclo virtuoso na economia também é destacado pelo superintendente do SEBRAE-SC, Carlos Guilherme Zigelli. “É um projeto consistente, realista e maduro. Não podemos desperdiçar esse conhecimento e precisamos juntos com as autoridades e o setor fortalecer o turismo catarinense”, afirmou.

Destino inteligente

O estudo defende a valorização e o fortalecimento de 12 regiões turísticas catarinenses: Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos da Fronteira, Caminhos do Alto Vale, Costa Verde & Mar, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale das Águas, Vale do Contestado e Vale Europeu.

Em cada região foi realizado um mapeamento que mostra a situação atual do turismo e o potencial em cinco macrossegmentos: Turismo de Orla; Parques Temáticos; Regiões Históricas e Turísticas; Turismo em Áreas Naturais e MICE (sigla em inglês para encontros, incentivos, conferências e feiras). A partir disso foram definidas 503 ações de curto, médio e longo prazo. 

A expectativa é pautar o turismo em dois pilares: destino turístico inteligente e benefícios desses destinos. O primeiro se dá pela aplicação de novas tecnologias de informação e pelo desenvolvimento turístico sustentável. O segundo busca promover um ambiente inovador, experiências turísticas para os consumidores e qualidade de vida para os moradores.

Diante de um cenário em que os consumidores estão mais exigentes e conectados, as informações de fontes ‘informais’ são vistas como mais relevantes do que as formais. O compartilhamento de experiências na internet e redes sociais tem influenciado o comportamento dos consumidores, que levam cada vez mais em conta as recomendações de outras pessoas antes de decidir a viagem.

Competitividade

Para a construção do conteúdo foi utilizada a metodologia do Fórum Econômico Mundial (2015) sobre o índice de competitividade em viagem e turismo, que avalia fatores como ambiente de negócios; segurança e proteção; saúde e higiene; recursos humanos e mercado de trabalho; facilidade de tecnologia da informação e comunicação; governança; sustentabilidade ambiental; infraestrutura geral e turística; recursos naturais e recursos culturais.

Em relação à competitividade turística, o Brasil ocupa a 28ª posição em ranking do Fórum Econômico Mundial. O país é o primeiro em competitividade quanto a recursos naturais e o oitavo em recursos culturais e viagens de negócios. Ao se analisar os mesmos quesitos em Santa Catarina, verifica-se que os recursos naturais e culturais estão presentes em todas as regiões e possuem alta atratividade e competitividade.

No caso dos recursos culturais, o estudo destaca a diversidade cultural e o patrimônio histórico presente em todas as regiões: o vinho e a neve da Serra, as estâncias termais da Grande Florianópolis, Grande Oeste e Encantos do Sul. No setor de viagens corporativas, o Estado apresenta mercados expoentes como as cidades de Joinville (Caminho dos Príncipes), Jaraguá do Sul (Caminho dos Príncipes), Blumenau (Vale Europeu), Itajaí (Costa Verde & Mar), Florianópolis (Grande Florianópolis), Criciúma (Encantos do Sul), Lages (Serra Catarinense) e Chapecó (Grande Oeste).

No outro extremo, o Brasil aparece na 104ª colocação quanto à saúde e higiene, em 126ª no quesito segurança e proteção e na 130ª posição em infraestrutura portuária e terrestre. Os indicadores catarinenses nessas áreas estão acima da média nacional, com exceção do acesso dos domicílios ao esgotamento sanitário. Neste índice a média brasileira por 100 mil habitantes é de 72% enquanto em Santa Catarina é de 62%.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior