MERCADO

Sesc e Prefeitura inauguram Museu de Florianópolis nesta terça-feira (23)

Atualizado em 23 novembro, 2021

O Sesc Santa Catarina e a Prefeitura Municipal inauguram na próxima terça-feira (23) o Museu de Florianópolis, localizado no prédio histórico que sediou a antiga Casa de Câmara e Cadeia, na Praça XV de Novembro, 214. A cerimônia de abertura acontece às 9h, para convidados, autoridades e imprensa. Para respeitar os protocolos de segurança, serão realizados outros dois momentos no período da tarde, direcionados a parceiros que foram muito importantes e que contribuíram com a execução do projeto.

A partir do dia seguinte, 24 de novembro (quarta-feira) até o dia 03 de dezembro, o público poderá conhecer o espaço gratuitamente através de visitas mediadas, mediante agendamento prévio no site do Museu. No dia 24 também abre ao público o Café do Museu, anexo ao prédio. Um ambiente diferenciado, com um cardápio que remete à cultura local.

O Museu de Florianópolis foi idealizado para atuar como um grande portal de acesso ao município, onde é possível conhecer a cidade, de forma interativa, e compreendê-la em sua contemporaneidade. Ele nasce com o objetivo de promover a reflexão contínua sobre o território, as dinâmicas de construção, ocupação e transformação do espaço urbano, em suas diferentes dimensões: arqueológica, geográfica e cultural. Tem como prioridade o interesse público e ações de democratização do acesso e do conhecimento sobre a própria cidade, a história de seus povos e as diferentes expressões culturais.

Saiba mais: Programação, horário de funcionamento e ingressos

Sesc e Prefeitura inauguram Museu de Florianópolis nesta terça-feira (23)

Gestão do Sesc

O Sesc Santa Catarina fará a gestão do bem público por 20 anos, conforme participação no processo de licitação da Prefeitura Municipal. O processo de instalação do Museu iniciou no ano 2019, após a entrega do restauro da obra e da documentação legal do imóvel e em razão da pandemia somente agora foi possível a abertura. Para a implantação, foi formada uma Comissão Consultiva composta pela equipe do Sesc e por órgãos do município.

O Sesc-SC investiu R$ 3.173.793,45 para aquisição dos equipamentos, contratação de fornecedores e desenvolvimento do projeto museológico e museográfico.

Atualmente o Sesc faz a gestão de outro prédio importante para a história de Santa Catarina: o Centro Cultural Vidal Ramos Sesc, em Lages. Além de desenvolver programações artísticas e culturais em todas as regiões do Estado. Desta forma, atua diretamente na preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, na difusão do conhecimento e preservação de memória.

SERVIÇO:

Data: 23 de novembro de 2021 (terça-feira)
Hora: 9h, cerimônia de abertura para convidados, autoridades e imprensa
14h e 17h, momento exclusivo para parceiros que foram muito importantes e que contribuíram com a execução do projeto
Local: Praça XV de Novembro, 214 – Centro – Florianópolis
Telefone: (48) 3222.1333