ECONOMIA

Setor produtivo e governo discutem medidas para destravar crédito para empresas em SC

Atualizado em 14 abril, 2021

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) realizou reunião nesta quarta-feira (14) com o presidente do Badesc, Eduardo Corrêa de Machado, o deputado Nilso Berlanda, e os secretários da Fazenda, Rogério Macanhão, e de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu, a fim de debater medidas para destravar o crédito às pequenas e médias empresas afetadas pela pandemia.

Hoje, os principais desafios encontrados pelos empreendedores são a obtenção da Certidão Negativa de Débito (CND), agilidade na análise de crédito, ampliação dos prazos de carência e de pagamento do empréstimo, além de dificuldades para apresentar a garantia real para conseguir o financiamento.

Segundo o presidente do Badesc, 65% dos recursos emprestados pela instituição no ano passado foram para micro e pequenos empresários. Nos programas de crédito criados por conta da pandemia, com juro subsidiado, o banco operou com recursos de repasse. “Então tenho que seguir as condições do dono do dinheiro e a regra que ele me impõe para emprestar o recurso. Para fazer mais do que fizemos em 2020, sem sombra de dúvida, vamos precisar de apoio e parceria”, disse Machado.

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, colocou a entidade à disposição do Badesc para auxiliar na análise dos documentos. “O desafio é a operacionalização de pequenos empréstimos. Nos colocamos à disposição com efetivo, com funcionários. Temos que discutir como fazer. Tem que começar logo. Há um grande número de empresas fechadas devido às dificuldades causadas pela pandemia”, ressaltou.

A reunião do COFEM foi a primeira agenda do novo secretário da Fazenda, que tomou posse na terça-feira (13). “Alguns setores estão sofrendo, principalmente o varejo, que tem empresas com portas fechadas. Isso é reflexo da pandemia. Na medida do possível, temos que trabalhar para proteger segmentos que estão com dificuldades momentâneas. Temos que ser transparentes e achar um caminho. O compromisso é produzir resultados”, afirmou Macanhão.

Leia mais

Empresas do setor de turismo passam a ter acesso ao Programa de crédito da Fecomércio SC

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.