MERCADO

Sistema Fecomércio Sesc Senac participa de workshop Chapecó – Eslovênia

Atualizado em 24 novembro, 2022

Mais de 40 empresários, autoridades, representantes de instituições e dirigentes de entidades e sindicatos empresariais participaram do workshop “Chapecó x Eslovênia – Oportunidades de Negócios”, realizado nesta segunda-feira (21).  Organizado pelo Centro Empresarial de Chapecó (CEC), com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e do Sicredi, o evento teve a presença do embaixador da Eslovênia no Brasil, Gorazd Renčelj, que também responde pelas relações diplomáticas de seu país com Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela.

Para possibilitar conhecimento sobre o potencial de negócios e oportunidades com a Eslovênia, bem como aproximar as relações institucionais e comerciais perante o setor produtivo de Chapecó e região, a intenção de expandir o relacionamento foi destacada na abertura pelo presidente do CEC, Ricardo Urbancic. Ele observou que há “enormes potencialidades que podem ser exploradas conjuntamente, em especial com o incentivo a novas matrizes econômicas ou mediante a implementação das atuais – especialmente na agroindústria, metalmecânica, tecnologia e inovação”. O dirigente também assinalou que a vinda do embaixador a Chapecó é o começo de processo de relacionamento, de amizade e integração que deverá ser ampliado mediante outras iniciativas, como é o caso de missão empresarial que deverá ser organizada para a Eslovênia.

Na sequência, em nome do prefeito João Rodrigues o diretor municipal de Desenvolvimento Econômico, Élio Francisco Cella, destacou, entre outros fatores a importância de serem ampliadas as relações com o exterior. Em seguida foram feitas apresentações institucionais da cooperativa de crédito Sicredi, pelo gerente Claucus Valdameri; e da Fecomércio, pela diretora da Faculdade Senac Chapecó, Silvana Marcon.

MERCADO, INFRAESTRUTURA E ECONOMIA

Ao iniciar sua fala, o embaixador Gorazd Renčelj afirmou que a visita é muito importante não somente por razões de comércio e economia, mas também dentro do novo cenário político. Ao falar da Eslovênia, citou que o país tem 2 milhões de habitantes, Liubliana como capital e o Esloveno como língua oficial e integra a União Europeia e a zona do Euro. Indicou que o país é o 22° mais desenvolvido do mundo, possui PIB per capita de 26 mil euros e a taxa de desemprego é de 5,2%.

Também enalteceu que a Eslovênia é um portal para o mercado europeu e mundial, especialmente através da infraestrutura de qualidade do porto de Koper, um dos mais setentrionais do Mediterrâneo, de autoestradas e da rede ferroviária superior a 2 mil quilômetros. Além disso, Gorazd Renčelj realçou a infraestrutura avançada em tecnologia da informação e a existência de indústrias chaves como automotiva, de maquinário e metalurgia, eletroeletrônicos, de produtos médicos e farmacêuticos e soluções inovadoras como fábricas inteligentes, automação, tecnologia verde, maquinário agrícola e equipamentos para a indústria alimentícia.

Sobre a relação entre Eslovênia e Brasil, o embaixador informou que os negócios chegam a 320 milhões de dólares e que é crescente a relação entre a comunidade empresarial através da Câmara de Comércio Brasil Eslovênia (Slobraz). Indicou, ainda, que o Brasil é o principal parceiro comercial da Eslovênia na América do Sul e exporta mais do que importa do país europeu.

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.