PESQUISA

Ticket médio tem alta de quase 10% no Dia dos Pais em SC

Atualizado em 20 agosto, 2018

A compra de presentes para o Dia dos Pais movimentou as lojas nas primeiras semanas de agosto, mas a alta no ticket médio não foi suficiente para aquecer o faturamento na data em Santa Catarina. A pesquisa de Resultado de Vendas, realizada pela Fecomércio SC, apurou que o ticket médio dos estabelecimentos foi de R$ 225,85 neste ano, 9,9% maior que o resultado de 2017 (R$ 205,50). Joinville (R$ 273,80) registrou o mais alto, seguido por Florianópolis (R$259,57), enquanto Criciúma (R$155,89) o mais baixo.

BLOG: Saiba a diferença entre ticket médio e gasto médio

A queda no volume de vendas, no entanto, acabou refletindo no caixa: a variação do faturamento foi de -4,1% em relação a mesma data do ano anterior. O recuo foi expressivo em Lages (-12,7%), diante do desempenho menos negativo em Itajaí (-0,9%).

Leia a pesquisa na íntegra

“O Dia dos Pais ajuda a puxar o volume de vendas do início do segundo semestre. Embora as famílias ainda não estejam consumindo com o mesmo vigor de antigamente, a pesquisa mostra que a data trouxe crescimento de 3,0% no faturamento das lojas na comparação com os períodos de movimentação normal”, avalia o presidente a Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Os resultados das pesquisas da Fecomércio SC do primeiro semestre – Volta às Aulas, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados- dão alguns sinais de como o catarinense está consumindo.

Aos dados também apontam que os filhos fizeram pouca pesquisa de preço nos estabelecimentos: o percentual de empresários que considerou a frequência baixa ou razoável empatou em 36%. Em Blumenau, pelo contrário, a estratégia foi significativa (53%).

Mais da metade dos consumidores (53,6%) optou pela compra a prazo, entre cartão de crédito (47,3%) e crediário (6,3%). Em Chapecó o comportamento foi diferente e 56,3% optou pela compra à vista, entre dinheiro (27,1%), débito (16,7%) e crédito (12,5%).

A Pesquisa de Resultado de Vendas do Dia dos Pais foi realizada com 429 empresas do comércio em Santa Catarina, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages, entre os dias 14 e 17 de agosto.

Leia também

SESC/SENAC 30 abril, 2024

Revitalização e modernização da Faculdade Senac Caçador é entregue

INSTITUCIONAL 30 abril, 2024

Reunião de Diretoria do Sindilojas Itajaí: Inovação e Dinamismo no Centro das Ações

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina