INSTITUCIONAL

Turismo de inverno na Serra apresenta crescimento de público e faturamento, aponta pesquisa da Fecomércio

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Dados da 12ª Pesquisa de Inverno na Serra Catarinense apresentados pela Fecomércio na manhã desta quinta-feira, 21, indicam melhora do faturamento das empresas catarinenses em julho e agosto de 2023. A apresentação, na sede da Fecomércio, foi prestigiada pelo secretário de Turismo, Evandro Neiva, pelo empresário do ramo turístico e presidente da IGR Caminhos da Serra, Sebastião Eliseu Farias, e por outras autoridades do ramo turístico catarinense. Representando a Fecomércio estava o vice-presidente de turismo, Fábio Souza.

A pesquisa apontou que a área que tem maior investimento dos visitantes é a de hotelaria, que também apresenta uma maior procura desde 2017. Além disso, o maior público é formado por brasileiros, principalmente catarinenses, que representam um aumento de quase 10% entre 2022 e 2023. Moradores do Rio Grande do Sul também passaram a visitar mais a serra, configurando 11% dos turistas.

Confira o relatório completo >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/pesquisas/pesquisa-de-inverno-na-serra-catarinense-2023/

Ainda segundo os dados levantados pela Fecomércio, o faturamento das empresas aumentou em 2,3%, comparado ao ano anterior, e em 8,7% em relação aos outros meses de 2023. Assim, com a melhoria da economia, também houve um crescimento na contratação de pessoas extras para o período de inverno em quase 5%.

O secretário Evandro Neiva ressaltou que o turismo tem se transformado em uma grande fonte de investimento do Governo. “Esses dados apontam que o verão e o inverno são turismo o ano todo. Agradeço e parabenizo a Fecomércio, nós temos um grande trabalho pela frente que vai apenas trazer bons frutos”, disse o secretário.

O evento, realizado anualmente pela Fecomércio, divulga dados a respeito do turismo catarinense levantados durante os meses de julho e agosto daquele ano. Ministrada pelo coordenador do observatório de turismo da Fecomércio, André Carvalho, e pela analista da divisão de planejamento, Daniele Carvalho, a cerimônia apontou o crescimento do comércio da Serra Catarinense no inverno.

“Esses números da Fecomércio ajudam a nós, empresários, a compreender o cenário atual e são essenciais para sabermos no que devemos investir cada vez mais. Nós estamos, assim como o Estado, comprometidos a trazer mais visibilidade para a Serra e, consequentemente, para Santa Catarina”, afirmou Eliseu Farias.

A pesquisa aponta que a procura por alimentos e bebidas catarinenses também cresceu, de forma que 84% dos entrevistados experimentaram ou iriam experimentar itens alimentícios da serra.

Escrito por: Marina de Melo | SETUR