PESQUISA

Turistas de Florianópolis e Balneário Camboriú avaliam qualidade dos serviços na temporada 2018

Atualizado em 12 agosto, 2019

Belezas naturais atraem visitantes, mas infraestrutura é gargalo nos destinos

Acessos mal sinalizados, falta de banheiros públicos ou atendimento ineficiente podem comprometer a experiência do turista e ser determinante na hora de escolher o local das próximas férias. Após traçar o perfil de quem circulou no Litoral Catarinense e os impactos para os empresários, a Fecomércio SC também disponibiliza a Avaliação da Qualidade de Serviços em Atrativos Turísticos.

Confira a pesquisa na íntegra

Nesta edição, as cidades analisadas foram Florianópolis e Balneário Camboriú, durante os meses de janeiro e fevereiro. A pesquisa utiliza o protocolo Tourqual®, que analisa 17 indicadores segmentados em seis categorias- Acesso, Ambiente, Elemento Humano, Segurança, Qualidade Técnica e Experiência- com notas de 1 (péssimo) a 5 (excelente).

“A competitividade dos destinos turísticos está ligada a qualidade dos serviços oferecidos. A partir desta percepção do turista sobre a segurança, limpeza e infraestrutura é possível planejar melhorias pontuais nos estabelecimentos e na cidade. Os indicadores podem trazer insights para os empresários ligados ao turismo e o próprio poder público”, aponta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Com a nota geral 4,2,Balneário Camboriú foi bem avaliada na Categoria Experiência (4,6), que considera a vivência do visitante e o resultado da interação com o destino. Já os pontos que merecem atenção pertencem à categoria de Acessos (3,8), com a pior avaliação para banheiros acessíveis (3,1), e de Qualidade Técnica (4), especialmente nos quesitos tecnologia (3,7) e preço dos produtos e serviços e a relação custo/benefício (3,6).

Florianópolis computou nota 4 na avaliação geral, com destaque para o indicador que avalia a beleza da cidade -natural e construída- (4,8). A percepção dos turistas sobre a disponibilidade de banheiros públicos também foi negativa na Capital. Apesar da melhora em relação ao ano anterior de 2,6 para 3, o indicador recebeu a  pior avaliação nesta temporada.

A coleta de dados ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro, em dias alternados e em locais de grande fluxo de turistas. Foram entrevistados 574 turistas, garantindo uma margem de erro de 5,8% e nível de confiança de 95% para cada cidade.

Report Classic
Infogram

Leia mais

Estrangeiros representaram quase 30% dos turistas nesta temporada em SC

Conheça em detalhe o perfil do turista na temporada 2018

Pesquisa sobre turismo no Litoral Catarinense mostra impactos da temporada para empresários

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior