ECONOMIA

Vendas desaceleram em setembro no comércio catarinense

Atualizado em 04 dezembro, 2018

O comércio varejista restrito catarinense -que não leva em consideração a venda de veículos, autopeças e material de construção- registrou alta de 6,2% no volume de vendas em setembro na comparação com o mesmo mês de 2017, conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (13) pelo IBGE.

No acumulado em 12 meses- comparação que aponta a tendência do setor- o varejo restrito catarinense teve crescimento de 9,4% no volume e de 11,3% na receita ( gráfico abaixo), porém vem desacelerando mês a mês.

Alta acima dos 10%

Já o comércio varejista ampliado avançou 12,1% nas vendas- somando 12 meses consecutivos acima dos 10%. Os melhores desempenhos em relação ao ano passado foram nos segmentos de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (19,3%); Veículos, motocicletas, partes e peças (11,9%); e combustíveis e lubrificantes (11,4%). Por outro lado, houve queda no volume de vendas nos setores de Materiais de construção (-7,6%); eletrodomésticos (-1,8%); e tecidos, vestuário e calçados (-1,2%).

“O comércio em Santa Catarina apresentou uma desaceleração nas vendas, tendendo para a estabilidade, situação que já se consolidou no país. Contribuiu para isso o cenário de incerteza que marcou o mês de setembro, visto que foi um período eleitoral. Com isso, os consumidores tendem a ser bem mais cautelosos e os empresários contratam menos”, avalia o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova. Segundo ele, a previsão é de estabilidade até o fim do ano, com melhores resultados apenas em 2019.

O cenário no Brasil é mais tímido se comparado ao ano passado: o varejo restrito teve alta de 0,1% no volume de vendas e de 4,1% na receita. No acumulado de 12 meses, alta de 2,8% e 6,5%.

PMC setembro
Infogram