INSTITUCIONAL

VÍDEOS: sabatinas da Fecomércio SC abrem espaço para candidatos ao governo do Estado apresentarem propostas

Atualizado em 30 setembro, 2022

Em tempos de polarização e discussões acaloradas, a Fecomércio SC optou por promover sabatinas e ouvir as propostas de oito candidatos ao governo do Estado para impulsionar o ambiente de negócios e trazer competitividade às empresas em Santa Catarina. Mediadas pelo colunista político Upiara Boschi, as entrevistas foram ao ar no mês de setembro e estão disponíveis na página da Carta do Comércio e no Youtube da entidade. Confira os vídeos abaixo.

>>> Saiba mais na página especial

>>> DADOS: acesse a plataforma em BI

Os postulantes ao comando do Estado receberam a Carta do Comércio antecipadamente, com as principais demandas e desafios dos empresários do setor terciário, e tiveram tempo de fala para apresentar seus planos de gestão e como pretendem superar os entraves apontados no documento. Foram convidados os oito candidatos cujos partidos têm representação no Congresso Nacional.

Galeria de fotos: veja os bastidores das sabatinas

Vai Turismo– Os representantes da Fecomércio SC também entregaram em mãos o relatório do Vai Turismo, que traz propostas de políticas públicas para o setor.  O projeto conduziu uma grande consulta pública, capitaneada pelas Federações do Comércio em todos os estados e no Distrito Federal, e pela CNC, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/CNC), para formular pleitos consistentes que podem embasar estratégias de governo. As demandas apontadas como prioritárias em cada estado vão compor a proposta nacional, que será entregue aos presidenciáveis.

SABATINAS

::Jorginho Mello

::Odair Tramontin

::Esperidião Amin

::Décio Lima

::Carlos Moisés

::Jorge Boeira

::Ralf Zimmer

::Gean Loureiro

Diagnóstico da Fecomércio SC

A Carta do Comércio aponta os desafios e pleitos da classe empresarial para os novos líderes dos poderes Executivo e Legislativo. Os dados foram apurados com mais de 500 empresários e gestores, em 75 municípios, a partir de nove macrotemas, resultando em 33 índices de relevância socioeconômica. Saiba mais

Neste ano, o Idemp/SC (Índice de Dificuldades Empresariais) alcançou 6,864 pontos, que representa um cenário de ‘alta dificuldade’ enfrentado pelos empresários. O ambiente econômico foi o tema pior avaliado (7.906), seguido pela captação de recursos (7.319), sistema tributário e legal (7.258) e a Administração Pública (7,250). A previsão de baixo crescimento econômico, inflação de dois dígitos e o reduzido poder de compra dos consumidores pesaram na avaliação dos empresários.

Além de fazer um diagnóstico dos gargalos que impactam na competitividade das empresas, o documento da Fecomércio SC traz as propostas da entidade para cada eixo e elenca as prioridades para as políticas públicas na próxima gestão.