Volta às aulas: gasto com material escolar em Itajaí deve ser o maior do estado

Atualizado em 01 fevereiro, 2016

O movimento no comércio catarinense deve ser intenso na primeira semana de fevereiro para a compra do material escolar e, pelo segundo ano consecutivo, os consumidores de Itajaí podem ter o gasto mais expressivo em Santa Catarina. Enquanto o tíquete-médio do Estado é R$ 250,66, os itajaienses devem desembolsar R$ 291,41, conforme a pesquisa da Fecomércio SC e FCDL SC, que traça o perfil do consumidor e traz o resultado de intenção de compras para o período.

Leia a pesquisa completa

"A pesquisa de volta às aulas de 2016 revela que o consumidor optará por estratégias que tragam economia, como pesquisar preços em várias lojas, procurar promoção e descontos. Contudo, ele não pretende abrir mão da qualidade do produto. O empresário terá que buscar o equilíbrio entre preço atrativo e qualidade para conquistar o cliente neste cenário de retração”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Para Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs, “os lojistas estão encontrando clientes muito exigentes, comparando a qualidade e os preços. A captação e fidelização dos pais de alunos têm sido um exercício desafiador, exigindo muita inteligência e matemática”, considera Tauffer.

O comércio de rua (papelaria e livrarias) lidera o local de compra de preferência dos consumidores (86,7%). Outros pontos são os supermercados (5,3%) e shoppings (2,7%). Em Itajaí, boa parte pretende ir às compras no início de fevereiro (48,7%), contra 26,7% que anteciparam e 5% que devem efetuá-las pouco antes, e, ainda, 10% que irão às lojas após o início do ano letivo.

A principal forma de pagamento será em dinheiro (65,3%), seguida pelo parcelamento com cartão de crédito (26%). A pesquisa de preço será essencial para economizar: mais de 50% dos entrevistados no Estado afirmaram que pretendem circular em várias lojas para encontrar a melhor opção. Em Itajaí, 62,3% deve usar esta alternativa.

O preço (44%) e o selo de qualidade (39,7%) são os principais quesitos levados em conta. Para atrair o consumidor, os estabelecimentos devem fazer promoções dos produtos (64,3%) ou oferecer desconto para mais de um estudante (14%), segundo os entrevistados. Conforme 57,7% dos pais/responsáveis, os filhos/dependentes acompanham a compra e influenciam nas decisões (61,3%) e, diferente do resto do estado, 59% estaria disposto a pagar mais caro para agradá-los.

O levantamento realizado pelas duas entidades em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages mapeia o comportamento de consumo e as demandas neste período para orientar os comerciantes nas estratégias de venda e controle de estoque.