ECONOMIA

Volume de Serviços volta a crescer em Santa Catarina

Atualizado em 13 julho, 2021

O volume de serviços em Santa Catarina cresceu 23,9% em maio na comparação com o mesmo período do ano anterior, a 9ª taxa positiva seguida e a mais intensa da série histórica, iniciada em janeiro de 2011. Na passagem do mês, o setor interrompeu o movimento negativo e avançou 2,2% frente a abril, tendência equivalente ao nível nacional (1,4%) na passagem do mês.

No acumulado do ano, a recuperação do setor atinge o 2º lugar do país, com alta de 15,6%, resultado acima do nível nacional (7,3%). Já o acumulado de 12 meses registrou alta de 5,8%, o 3º maior do país, ritmo oposto ao nível do Brasil, que recuou 2,2%,

Os resultados apontam que o Estado avança em um ritmo de recuperação maior que o apresentado pelo país. No mês de maio, o crescimento foi impulsionado pelo movimento positivo no Dia das Mães, que aqueceu os setores e  ampliou o faturamento das empresas em 27,75% no comparativo com o ano anterior- movimento oposto ao ano de 2020, que havia apresentado queda de 32,38%.  O desempenho pode ser fruto ainda da adaptação das atividades econômicas mesmo diante das restrições impostas para a prevenção e enfrentamento à COVID-19 e das medidas econômicas que ajudaram a amortecer os impactos negativos, como o auxílio emergencial e o programa de preservação e manutenção de emprego e renda. Além disso, o avanço da imunização possibilita que serviços que exigem maior contato entre as pessoas possam voltar a operar, além de ampliar a confiança dos consumidores.

Importante destacar que o forte crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior  é reflexo da base depreciada de 2020, devido ao início da pandemia, das restrições mais rígidas e das enormes incertezas daquele momento.

Retomada dos segmentos

O avanço da retomada das atividades econômicas começa a impulsionar segmentos que encerraram o ano de 2020 em queda. No mês, entre os setores investigados, todos apresentaram variação positiva comparada ao ano anterior, com destaque para os serviços prestados a famílias, que cresceram 46,80%. No acumulado de 12 meses, três agrupamentos tinham encerrado 2020 com perdas, já em maio, quase todos os setores tinham revertido as perdas e passaram a operar com alta, são eles: Serviços profissionais, administrativos e complementares (25,70%); Transporte, serviços auxiliares aos transportes e correios (9,20%); Outros Serviços (3,9%) e Serviços de informação e comunicação (1,30%).  Apesar do crescimento elevado na passagem do mês, os Serviços Prestados a famílias ainda permanecem com perdas em 12 meses de 19,60%.

Impactos no turismo

O panorama das atividades turísticas em Santa Catarina permanece com elevado impacto em virtude das medidas de restrições de atividades impostas para o controle e diminuição da propagação do COVID-19 e do isolamento social.  Entretanto, pelo segundo mês consecutivo, o volume de atividades turísticas apresentou variação positiva na passagem do mês, com alta de 13,3% .Além disso, esse sinal de recuperação também é observado no comparativo com mesmo período do ano anterior, com crescimento de 68,3%,

Esse movimento de recuperação ainda é insuficiente para reverter as perdas dos meses anteriores, assim, o volume de turismo acumula queda de 23,8% nos últimos 12 meses em Santa Catarina. Tendência equivalente na variação do acumulado do ano, queda de -4,2%.

Confira a movimentação do setor:

Leia também

SESC/SENAC 30 abril, 2024

Revitalização e modernização da Faculdade Senac Caçador é entregue

INSTITUCIONAL 30 abril, 2024

Reunião de Diretoria do Sindilojas Itajaí: Inovação e Dinamismo no Centro das Ações

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina