Economia começa tomar novos rumos com PEC 241, avalia Fecomércio SC

Atualizado em 26 outubro, 2016

A PEC 241 aprovada na Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira (26) já mostra os impactos na economia brasileira. A análise da Proposta de Emenda à Constituição, que limita os gastos públicos nos próximos 20 anos, foi concluída após cerca de 14 horas de sessão.  O texto seguirá para análise no Senado, onde deve ser votado em 13 de dezembro.

Desde a votação do texto-base no primeiro turno, no início de outubro, a taxa básica de juros da economia, a SELIC, iniciou uma trajetória de queda, caindo 0,25 pontos percentuais, algo que não se via desde 2012; o dólar caiu 3,1% desde o dia 10 e os índices de confiança do empresário do comércio e do consumidor em Santa Catarina continuam em elevação.

A Fecomércio SC avalia positivamente a aprovação da PEC 241. Para o presidente da entidade, Bruno Breithaupt, a medida deve ser vista como um primeiro passo para a estabilização macroeconômica do Brasil. “A partir da aprovação, é necessário reformar a previdência, adequando-a a nova realidade demográfica do País para solucionar de maneira mais imediata o problema fiscal, dando mais efetividade a própria PEC. Também precisamos de mais estímulos à iniciativa privada, como a modernização da legislação trabalhista, regulamentação da terceirização, negociado sobre o legislado, além da racionalização da carga tributária, de modo a desburocratizar e melhorar a eficiência do ambiente de negócios”, aponta.

Leia mais

Artigo: "Limite de gastos públicos inaugura nova etapa de responsabilidade fiscal ao Brasil"

 

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Leia também

SESC/SENAC 30 abril, 2024

Revitalização e modernização da Faculdade Senac Caçador é entregue

INSTITUCIONAL 30 abril, 2024

Reunião de Diretoria do Sindilojas Itajaí: Inovação e Dinamismo no Centro das Ações

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina